Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Eis o Sporting!

por Rogério Costa Pereira, em 12.03.09

Começa a ser música de elevador ouvir dizer que o Sporting tem uma das melhores de escolas de formação da Europa. Pessoal e institucionalmente, não concordo. O principal problema do Sporting está precisamente na formação. Os casos avolumam-se de ano para ano. Os jogadores das escolas chegam à equipa principal, dão dois toques a direito na bola, salta-lhes uma primeira página de jornal em cima e ei-los a anunciar ao mundo que querem zarpar e que o clube não lhes pode cortar as pernas (outros, imagino, temem pelo cabelo).


Lembro-me de aqui há uns anos o então recém-empossado presidente, Dias da Cunha, vindo de outras paragens e habituado a defender outras damas, ter, por tropeço de língua, dito Entreposto em vez de Sporting. Não podia tal engano ter sido mais premonitório. É que hoje o Sporting não passa disso mesmo: um entreposto, um mero depósito de jogadores, onde estes permitem que os deixem estar certo tempo, antes de arranjarem teta mais suculenta.


Quando anunciam que a equipa do Sporting vai jogar com seis ou sete jogadores da cantera, logo imagino que alguém armou uma equipa com seis ou sete fraldosos ainda a cheirar a leite e que ainda por cima parecem dispostos a ir terminar o desmamo noutras paragens. Daí o problema do clube ser a formação, ou a falta dela. Alguém que acabou de vir do Cascalheira FC, onde esteve emprestado pelo Sporting, chega à equipa principal e tem como referências miúdos um ou dois anos mais velhos - longe vão os tempos onde estes putos baixavam os olhos e tratavam por senhor os jogadores mais velhos. Ainda para mais o Sporting paga o preço de estes putos de hoje serem realmente bons de bola – para chegarem àquele patamar deixaram para trás centenas de outros que almejavam igual destino. Ou seja, não só têm poucas referências internas, como não aceitam conselhos dos poucos que lhos podiam dar – ora se eles são já o produto final de uma rigorosa selecção.


Estes os factos, portanto.



A tarefa de lidar com todos estes egos precocemente inflamados não é fácil e mais difícil se torna quando todos eles sonham à noite com outros emblemas, enquanto de dia recortam a cara da sua foto tipo passe e a colam por cima da do Cristiano Ronaldo, fotografado em mais uma conquista. Agora peguem nesta conjugação de factores e troquem o Paulo Bento pelo Mourinho (lamentavelmente, apenas para efeitos de raciocínio). Acham que o Miguel Veloso mandaria recados sobre a posição onde quer jogar? Acham possível que o mesmo Miguel Veloso (atenção que apesar de estar na terceira pessoa sou eu a falar e não Miguel Veloso) jogue a titular, depois de uma mancheia de constipações (não há quem vacine aquela gente?) e logo após nova farpa dirigida ao Sporting? A resposta é óbvia. Claro que Mourinho não será o único a conseguir disciplinar esta garotada, e este disciplinar nada tem a ver com aquilo que o Paulo Bento faz – não se trata de mandar os putos para o canto ou de lhes ordenar que escrevam cem vezes no quadro “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória: Eis o Sporting!”


Disciplinar passa por formar, continuar a formar miúdos de 17 e 18 anos a quem acabaram de entregar uma camisola com um leão ao peito. Disciplinar não passa por pôr esses putos, só porque são bons de bola, a jogar todos ao mesmo tempo. Não havendo Mourinho, e estando provado que Paulo Bento não é o homem, há mesmo que ir ver doutro - inclino-me para um estrangeiro de cenho raivoso e com passado violento – alguém que lhes rape o cabelo a todos e os obrigue a encher mil por cada entrevista à comunicação social.


Mas antes disso, há que mudar de dirigentes. Arranjar um clone do Pinto da Costa ou conseguir convencer um qualquer juiz dum processo onde o original seja arguido a condená-lo numa comissão de serviço muito específica. Algo do género: agora ficas aí até que esses mouros consigam chegar a campeões da Europa.


Em suma, está quase tudo mal. É preciso deitar abaixo e reconstruir. Não passar atestados precoces de formação finda, arranjar um treinador novo, deixar o Miguel Veloso ir para a segunda divisão inglesa. E, acima de tudo, arranjar um um presidente novo - desde que não seja o Rogério Alves. E deixar o o Miguel Veloso ir para a segunda divisão inglesa...


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:06


4 comentários

De Guilherme Pereira a 12.03.2009 às 18:39

Sou benfiquista, sócio, tudo, embora tenha "n" amigos sportinguistas.
O Rogério, que imagino do Sporting, quase escreveu um programa de Governo...candidate-se, vá a jogo, e quem sabe?
Concordo, não sendo do SCP, com grande parte do que disse, embora tb lhe diga que detestei aquela derrota, sobretudo pela sobranceria dos alemães.
Sobre o Rogério Alves...aí só estamos em desacordo porque ele é meu advogado:).
Força!...e que o campeonato ao menos fique na segunda circular...

De Rogério da Costa Pereira a 12.03.2009 às 18:55

Tenho o apelido errado. ;)

De Luis Moreira a 12.03.2009 às 20:14

Não se pode jogar como joga o SCP! Aquilo dá para consumo interno e para ficar em terceiro no campeonato. Qualquer treinador que veja jogar o SCP fica a saber tudo sobre a sua forma de jogar.Prevísivel,medíocre.Não há jogadas estudadas, nem bolas paradas para golo.E depois há aquela gestão de recursos humanos da Era da Pedra Lascada.O que se faz no SCP é esmagar problemas.Não se resolve um só.O PB pega-se com meia equipa, só não se pega com os que não têm lugar em mais equipa nenhuma.Não é teimoso !É nhurro! Não houve ninguem!

De Luis Moreira a 13.03.2009 às 00:39

Minha nossa, está aí um "houve" inacreditável.É ouve!Sorry

Comentar post



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • Ruth Breen

    It still feels incredible that my life has changed...

  • Anónimo

    Obtenha um cartão ATM em branco e dinheiro Bom di...

  • Anónimo

    Offre de prêt rapide et sérieuseLes informations s...

  • Anónimo

    Waow this is unbelievable, it is my first time to ...

  • Anónimo

    I am a veteran with the world trade organization h...

  • Anónimo

    Olá, Você precisa de um empréstimo de emergência p...

  • Anónimo

    Você busca fundos para pagar créditos e dívidas?{g...

  • Pito

    Oferta de crédito internacional,WhatsApp: +3519107...

  • Pito

    Oferta de crédito internacional,WhatsApp: +3519107...

  • Anónimo

    Precisa de um empréstimo? Empréstimo comercial? Em...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog