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Religião nas escolas

por António Leal Salvado, em 02.10.11
A questão da relação entre Estado e religião volta de vez em quando para cima da mesa - se é que algum dia de lá saíu - e ganha evidente atualidade sempre que se pensa nas profundas razões dos conflitos políticos e sociais nas mais diversas regiões do mundo. Luis Moreira deu disso eco em dois artigos que publicou na Pegada [O CRUCIFIXO NAS SALAS DE AULAS e LIBERDADE RELIGIOSA-2].
A propósito do último daqueles artigos, colocou-se a questão da igualdade de acesso aos diferentes cultos e de divulgação dos respetivos símbolos no interior das escolas.
Já agora, mais uma opinião - com uma declaração de interesses: Não professo religião, tive educação escolar com ensino da doutrina cristã, travei muitas lutas sociais ao lado de cristãos, advogo a fraternidade e cultura do espírito.
*

Não vejo mal em que, num qualquer local de cada escola, haja um painel em mosaico com os diversos símbolos religiosos - sendo apenas problema saber se lá caberiam todos e, no caso de não caberem, qual o critério para saber quais os que ficariam de fora (já são tantas as religiões e tão complexas e estranhas algumas das doutrinas respectivas...).

Por outro lado, essa generosa abertura do Estado ao exercício da salutar liberdade religiosa deveria pressupor a mais elementar reciprocidade: Para os importantíssimos objetivos de dignificação da pessoa humana que o Estado prossegue (como a defesa da vida, da integridade pessoal, da saúde, da igualdade de direitos, do combate ao analfabetismo e à escravidão humana, etc.) deveriam os templos religiosos destinar igual espaço de destaque para a divulgação da permanente campanha em favor das ações e programas de elevação da dignidade do Homem e da fraternidade e mútuo respeito entre os membros da comunidade social.

A alternativa a esta elementar reciprocidade é a aplicação do princípio "a César o que é de César, a Deus o que é de Deus": As igrejas ocupam-se do culto da sua fé, e o Estado respeita a liberdade religiosa e é laico...

 

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publicado às 20:44


1 comentário

De Luis Moreira a 02.10.2011 às 21:25

Estas questões valem a pena ser discutidas. a França proibiu o crucifixo mas a Itália não, e a Inglaterra tem como hino uma oração, o que pressupõe a existência de um ente superior (ao qual se pede a graça) quando sabemos que há uma grande percentagem da população que não professa qualquer religião.. E há vários exemplos na Europa de sinal contrário. A chave é termos capacidade de encontrarmos maneira de ver na pluralidade a força da razão? O Estado laico deve reconhecer essa pluralidade e tratar todos por igual, assim reconhecendo a liberdade religiosa? Ou sendo laico afastar-se como se essa pluralidade não existisse? Um enorme problema para a democracia na europa, tal como a vivemos.
Incluir na discussão qualquer igreja dificulta .

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