Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
As crianças podem ir para a escola com uma T-shirt a dizer "Che Guevara" ou "Love and Peace", ou mesmo com um insulto a Bush, podem levar um triângulo cor de rosa a defender a causa dos Gays, a única coisa que não podem levar é a Cruz, a estrela de David e o Crescente...
É isto neutro? Isto é dar uma mensagem às crianças, tudo é permitido menos um símbolo religioso.
Na tradição europeia o estado laico é uma opção respeitável, mas não é neutro. O estado diz que tudo é permitido menos a Cruz ou a estrela de David e está transmitir uma mensagem religiosa.
Em Itália ( onde a Cruz é permitida) há como que um dever educacional de respeitar os ateus e as outras religiões. Em França, (onde a Cruz não é permitida) mas se permite tudo o resto há o dever de explicar aos estudantes o que é o respeito pelos símbolos religiosos.
Não ao preconceito, sim à tolerância!
Aceitar a autodeterminação, um judeu pode ser primeiro ministro, como um muçulmano ou um ateu, mas tem que aceitar o catolicismo e a Cruz , para o bem e para o mal, como uma identidade.
Vivemos numa sociedade em que algumas pessoas são religiosas , outras não. A questão é saber como vamos viver juntos. Se o estado for laico não quer dizer que impeça a liberdade religiosa. É um direito individual. O estado não deixa de ser neutro se permitir a liberdade religiosa.
Em Portugal, pelas raízes do Cristianismo, a Cruz deve estar na parede da escola, porque seria uma lição de pluralismo. Porque díriamos , apesar de ter uma Cruz na escola, o nosso primeiro ministro é Judeu, ou agnóstico, ou ateu...
Não me parece que a questão seja tão simples. A função de um Estado laico não é impor o ateísmo mas antes cuidar do bem comum. A religião faz parte da nossa herança cultural sejamos ateus, cristãos ou hindus portugueses, para além de ter em comum muitos dos valores humanos que são por todos nós aceites. Se assim não fosse, não a teríamos simbolicamente presente nas nossas vidas muitas vezes sem darmos conta disso. O Estado quando muito deverá assegurar que caso alguém se sinta discriminado numa sala de aulas possa ter o direito de acrescentar o seu símbolo ou pedir para retirar todos. De qualquer modo penso que a solução mais adequada seria deixar essa decisão ao critério de cada escola de acordo com as preferências da comunidade local. Isto também porque outro lado desta questão é o nosso hábito de tentar criar legislação para todo e qualquer detalhe da nossa vida como cidadãos. Estar a legislar sobre cruxifixos nas paredes é disso um exemplo.
Olá, o carregamento de bitcoin está disponível no ...
Olá, o carregamento de bitcoin está disponível no ...
Olá, o carregamento de bitcoin está disponível no ...
Se você precisar dos serviços de um hacker ético c...
Eles são um grupo profissional de hackers além da ...
Eles são um grupo profissional de hackers além da ...
SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO DE HACKING GENUÍNO E...
Meu nome é Valeria Marco. Há 6 meses atrás, meu ne...
ENTRE EM CONTATO PARA TODOS OS TIPOS DE TRABALHO H...
Se você precisar de um serviço genuíno de hackers ...