Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
«Isto dito, explicado o Telles pai, desvelada a nobreza da sua desonra, cuida agora contar de Simão, filho de Ezequiel, pai que haveria de ser do João que nunca foi – ou que apenas foi pelos parcos segundos que levaram seu pai a desentranhá-lo e arrebentá-lo de encontro às lajes de pedra que por ali estavam à mão. Simão, o ainda filho da puta (que o Cardeal não arranjara tempo para o desemputanhar, tamanho o atrás descrito), passa a ter Baltasar por pai e Brigantia por mãe.
Isto aqui para nós, que a verdade a dar à história seria bem diferente e já estava traçada. Aos catorze anos seria apresentado ao regime e a Lisboa como sobrinho de Manuel Cerejeira. Simão de Cerejeira Telles. Filho de Cândida Cerejeira, irmã de Manuel, e Artur Telles, visconde de Lousado (afidalgado rótulo que o regime republicano haveria de legitimar). Colhidos da vida por uma besta assassina que noite dentro lhes havia irrompido pelo palácio. De Lousado a Lisboa, as léguas eram suficientes para fazer passar por verdade a intrujice. E assim – tio recebe sobrinho órfão –, justificado ficaria o acolhimento que o íntimo da nada parda eminência haveria de dar ao sobrevivente aristocrata. Esta história, a oficial, não vamos mais para aqui chamá-la, mesmo porque a dita se pode ler em qualquer biografia do Patriarca. “A sua bondade ficou também demonstrada quando, em (…) acolheu o visconde de Lousado, seu sobrinho órfão, (…)”.»
Assim começa o capítulo VII da história de João. Num blogue que não é um blogue, uma história a duas mãos, um conto pari passu, em que se faz por trocar o passo, avança devagarinho. Para já, vai longa a lista de personagens, que aqui deixo à laia de petits fours salés:
Ompal: aborto póstumo; encontrado decapitado num templo em Kanshiram Nagar
Simão de Frutuoso Telles: pai de João
Brigantia: governanta galega de Ezequiel Telles; parece que é bruxa
Baltasar: criado de Ezequiel Telles; matador da mãe de Simão; esquineiro amante de homens;
Cardeal Manuel Frutuoso: cardeal do regime, íntimo d’O Homem
Cândida Frutuoso: irmã de Manuel Cerejeira; nunca existiu
Artur Telles: marido de Cândida; visconde de Lousado; nunca existiu
Miguel Ortega: preceptor de Simão; Miguelito de Mourão
Se alguém estiver interessados em acompanhar a história, para além das redes sociais e dos contactos da praxe, lá deixei na coluna da direita a opção subscrever, forma mais cómoda de receber o aviso para os novos capítulos.
BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...
Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...
Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...
Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...
Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...
MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...
I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...
Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...
God is great i never thought i could ever get loan...
I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...