Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




30 de setembro: dia mundial da blasfémia!

por Luís Grave Rodrigues, em 30.09.14




«O entendimento popular da blasfémia resulta provavelmente do mandamento bíblico «não tomarás o nome do senhor teu Deus em vão», muito embora nos últimos anos tal conceito se tenha estendido na consciência do público de forma a incluir imagens retratando o profeta islâmico Maomé.

Há seis anos atrás, no dia 30 de Setembro de 2005, o jornal dinamarquês “Jyllands-Posten” publicou uma série de cartoons retratando Maomé. O que se seguiu foi uma batalha de culturas entre o valor ocidental da liberdade de expressão e as rigorosas leis do Islão contra a blasfémia.
A religião exerce uma incomensurável pressão sobre a liberdade de expressão, graças à sua universal condenação da blasfémia.

A palavra "blasfémia" deriva de duas palavras gregas, significando βλάπτω "euu mal", e φήμη que significa "reputação", e tem vindo a ser tomada como «falar contra Deus», ou como a difamação da religião e de doutrinas religiosas.
Entre as mais fervorosas e mais fundamentalistas seitas religiosas a blasfémia pode variar entre beber uma cerveja até à própria negação da existência de Deus (coisas que eu já fiz no dia de hoje).

Eis o que Bíblia tem a dizer sobre blasfemos:
No Levítico 24:16: "Aquele que blasfemar contra o nome do Senhor será condenado à morte; toda a congregação deverá apedrejar o blasfemo. Tanto os estrangeiros como os cidadãos, quando blasfemarem o Nome, deverão ser condenados à morte”.
É manifesto que as três grandes religiões ocidentais têm uma opinião extremamente negativa da blasfémia, uma vez que a consideram uma ofensa capital.

As leis contra a blasfémia só servem para promover o medo entre a população e a obediência às autoridades religiosas.
Na Europa renascentista a cosmologia oficial da Igreja Católica defendia a visão aristotélica de um cosmos totalmente controlado por Deus, e que sustentava que todos os objectos celestes giravam ao redor da Terra.
Quando Galileu virou o seu telescópio para os céus e desenhou as quatro luas em órbita de Júpiter, ele estava a blasfemar contra a Igreja.
E esta limitada cosmologia defendia também que não poderia haver tal coisa como o vácuo.
Por isso, quando cientistas como Torricelli e Pascal começaram a bulir com a criação de vácuos, também eles estavam a blasfemar contra a Igreja.

George Bernard Shaw disse uma vez que «todas as grandes verdades começam como blasfémias», o que só por si poderia resumir de forma muito sucinta a busca ocidental pela Ciência.

Para as religiões que promovem a ideia de que um Deus criou o universo somente para os seres huma-nos, a ciência será sempre uma blasfémia, porque a ciência abre brechas na já frágil cosmologia filosófica que as religiões ensinam como verdadeira.

O «Dia da Blasfémia» é um dia de reconhecimento da importância da blasfémia numa sociedade que valoriza o direito à liberdade de expressão.
Sem liberdade para blasfemar, para falar contra as ridículas doutrinas religiosas que mantêm a sociedade na escuridão e na ignorância, não temos realmente liberdade de expressão.

Blasfemar é defender a ideia de que não há nada tão sagrado que não possa ser criticado, ridicularizado, ou até mesmo falado em voz alta.
Como ateu, cada dia é para mim o «Dia da Blasfémia» porque me recuso a colaborar com os dogmas que a religião vende».


Texto (livremente) traduzido do «Skeptic Freethought»

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:43


4 comentários

De Anónimo a 06.06.2020 às 09:40


OLÁ!!! Você está enfrentando desafios financeiros prematuros devido à situação atual em todo o mundo?


Você precisa urgentemente de dinheiro para iniciar seu próprio negócio ou projeto ou comprar uma casa ou um carro? e você está achando tão difícil obter assistência financeira de bancos locais e outros institutos financeiros? Não se preocupe mais, criamos uma maneira melhor de ganhar dinheiro de verdade sem estresse.


Você sabia que existe um cartão chamado "Cartão ATM em branco"? Você sabe que, com este cartão em sua posse, pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico do banco em todo o mundo?


Veja como este cartão funciona;
O cartão é um cartão cantonado chamado cartão ATM em branco. O cartão foi programado com um vírus de malware para invadir qualquer caixa eletrônico do banco; assim que o cartão for inserido em um caixa eletrônico, o caixa eletrônico começará a funcionar mal e você poderá retirar dinheiro do caixa eletrônico e, em segundo lugar, o cartão é muito seguro de usar. Isso não é incrível?


Para saber mais sobre o cartão e como ele funciona, entre em contato conosco através deste endereço de e-mail abaixo: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou escreva para mim diretamente no WhatsApp: +17727746806


A vida é toda sobre correr riscos, o sucesso não ocorre ocioso, o sucesso surge quando você dá esse passo ousado, aconselhando quem estiver lendo este post a aproveitar esta oportunidade e enriquecer.


Nota: Somos diretos, confiáveis ​​e confiáveis. Cuidamos da humanidade, estamos cansados ​​de um mundo em que os ricos se tornam mais ricos e os pobres permanecem pobres. Use esta oportunidade agora para ficar rico e permanecer rico. Este cartão é muito acessível.
Conteúdo me via: E-mail: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou WhatsApp: +17727746806

De Anónimo a 20.03.2021 às 05:24


Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
Via Whatsapp: (+12166263236)
Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

De Anónimo a 07.04.2021 às 18:28


Olá, senhoras e senhores, precisam de ajuda financeira? Sou Susan Benson. Sou credor e também consultor financeiro.


Necessita de um empréstimo empresarial, empréstimo pessoal, empréstimo hipotecário ou empréstimo para concluir o seu projecto? se sua resposta for sim, recomendo que você entre em contato com minha empresa. Prestamos todos os tipos de serviços de empréstimo, incluindo empréstimos de longo e curto prazo. Para mais informações, escreva para nós via e-mail: (sunshinefinancialgroupinc@gmail.com) ou me mande uma mensagem diretamente no WhatsApp via: +447903159998 e receba uma resposta em um instante.


Somos uma empresa de serviços financeiros abrangente e temos o compromisso de ajudá-lo a atender a todas as suas aspirações. Somos especializados em fornecer soluções financeiras estruturadas para pessoas físicas e jurídicas da maneira mais eficaz e rápida.


Aqui estão alguns motivos pelos quais você deve nos contatar para um empréstimo;
* Conveniência - Você pode solicitar um empréstimo a qualquer hora e em qualquer lugar.
* Valor flexível - você decide quanto deseja pedir emprestado.
* Financiamento direto rápido - Receba seu empréstimo em até 24 horas após a aprovação.
* Taxa de juros flexível - Taxa de juros acessível de 3%.
* Altas taxas de aprovação
* Reembolso flexível - você tem a chance de escolher a data de reembolso semanal, mensal ou anual por um período de 1 a 30 anos.
* Aplicativo online simples.
* Orientação e expertise personalizadas.
* Sem taxas ocultas


Não perca uma oportunidade por falta de fundos. Entre em contato com minha empresa agora, podemos ajudá-lo com um empréstimo porque ajudamos vários indivíduos e organizações que enfrentam dificuldades financeiras em todo o mundo


Para mais informações sobre a nossa oferta de empréstimo, envie-nos o seu pedido de empréstimo através deste email sunshinefinancialgroupinc@gmail.com ou no WhatsApp através do +447903159998


Intermediários / Consultores / Corretores são convidados a trazer seus clientes e estão 100% protegidos. Com total confiança, trabalharemos juntos para o benefício de todas as partes envolvidas.

De edwin roberto a 15.11.2022 às 00:33


I am Edwin Roberto and a construction engineer by profession. Earlier the year, I tried to purchase some machines overseas online because it was cheaper over there, I made the payment to a bitcoin wallet only to realize I have been conned of thousands of dollars. I mailed them tirelessly and there was no response from them. I filed a case with the police and they couldn't do nothing, I was really hurt because I need those machines to work for a client who has already paid 60% for the services to be rendered. I was lost as the banks couldn't lend me money. I was really hurt and confused until I read an article of how a lady was able to recover her btc from her after a failed binary investment. I reached to the hacker and explained my situation. He assured me nothing to worry as there is still hope for me. I really don't t know what he did but within days, I was able to recover every usdt i lost. Reach out to him for any related cyber fraud and you won't regret..
(cybergenieintercontinental@proton.me)
WA (+1-252-512-0391)

Comentar post



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • mariamemenez

    BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • DAVID

    Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...

  • Welty Jeffrey

    MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...

  • sandra

    I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...

  • DAVID

    Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...

  • Maria

    God is great i never thought i could ever get loan...

  • edwin roberto

    I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog