Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Por causa de uma resposta que santos Silva deu numa entrevista, tem havido um rol de reacções, algumas extremadas, pedindo a demissão do Ministro, outras absolutamente desvalorizadoras do sucedido, fazendo como que uma comédia com o episódio a até aproveitando para lembrar que no passado outros fizeram bem pior, como Paulo Portas, no Independente, quando publicou uma lista de espiões do SIS.

Penso que ninguém vai bem.

Qualquer pessoa que já tenha trabalhado com/em matérias que envolvem segredo de estado/operações secretas, etc, sabe, sem ser necessário mais nenhuma explicação, que não é bom anunciar que se vai ter uma missão no sítio x ou y. Não vale a pena dizer-se, para desvalorizar a coisa, que toda a gente conhece bem o facto de outros países como os EUA terem missões secretas em todo o lado e de não negarem. Ninguém anda de microfone na mão a perguntar: nega que tem uma missão secreta aqui ou acolá? A questão é que não se diz em concreto o que seja acerca de uma missão específica por razões evidentes de segurança da missão e dos enviados.

Faz sentido pedir a demissão do Ministro? Não me parece. É excessivo. O Ministro, na entrevista, está claramente a responder, com uma impreparação que veio ao de cima para estas matérias - claro -, a uma questão que parecia induzir uma insatisfação por parte do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, à qual  ele reage inadvertidamente. Espero que não se repita o episódio.

Os defensores do Ministro atacam com a história antiga da lista dos elementos do SIS publicada pelo Independente, no tempo de Veiga Simão, para retirar autoridade a qualquer crítica vinda da área do CDS. Parece-me que lhes falta memória, no entanto. O que o Independente fez, nessa altura, foi, precisamente, uma crítica ao Ministro Veiga Simão, que, em resposta a um requerimento parlamentar, ofereceu calmamente os nomes dos ditos elementos do SIS, os quais, para mais, constavam - lembram-se? - de uma listinha de fácil acesso da Caixa Geral de Depósitos, por causa dos respectivos vencimentos. Lá estavam eles, todos catitas, os elementos do SIS, numa listinha da CGD. O Independente, portanto, publicou a falta de cuidado de um Ministério para com estas pessoas, denunciando isso mesmo: tratava-se, portanto, de uma crítica ao Ministro.

O que há de errado nas afirmações de Santos Silva é o que ele diz de concreto, como explica, e bem, o meu Diogo.

Ninguém morre por assumir um erro.

 

Errata: chamaram-me a atenção, e bem, que o Independente, à data da publicação da lista que refiro, não era dirigido por Paulo Portas. Assim, devia ter linkado quem mesmo assim associa Paulo Portas ao Independente, para efeitos deste caso, dizendo isto. Mantenho o que escrevi sobre a notícia de então.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:58


5 comentários

De PALAVROSSAVRVS REX a 26.08.2010 às 11:21

Isabel, tu és um ser humano bom, meigo, à parte. Não poderia esperar senão que defendesses ASS mesmo com um argumentário comparativo de carácter historizante, coisa para que um filão de recortes e uma memória de elefante não parecem faltar


Madre Teresa de Calcutá costumava dizer que nada há de mais perigoso que a mentira. ASS apenas falou de mais. Deve sair por isso, mas não deve sair só. A fórmula de Governo sem o Povo, contra o Povo, para além do Povo foi levada longe de mais pelo ASS Máximo. A cair ASS com muitíssima mais razão deveriam cair os restantes ASSES que têm sido este Governo, especialmente o ASS supremo, o de Ouro, se me permites a imagem literária.

De Marco a 26.08.2010 às 13:14

Rapidamente, que ainda estou de férias:

1. Paulo Portas não era director do Independente na altura dessa cacha. Penso que já li isso nalgum lado, e depois confirmei-o. Para além, claro, do que fez notar nesta posta sobre a diferença entre as duas situações.

2. Estou-me perfeitamente nas tintas se ASS se demite ou é demitido, ou não. Mas compreendo perfeitamente os que lhe pedem a cabeça: se ele diz isto agora a um jornal, o que é que  dirá entre amigos ao almoço. E se nós temos espiões militares - que não devia ser segredo para ninguém - os outros países também têm, quiçá melhor equipados e com ministros menos linguarudos. If you know what I mean...

De jpt a 26.08.2010 às 13:47

sem querer polemizar, até porque concordo consigo no fundamental [ASS falou demais, apenas isso, dando azo a polémica pública e a incompreensão sobre o perfil dos serviços de informação militar, e porventura a alguma mal-estar nos sectores militares envolvidos. Podia ter elidido a resposta, como é óbvio], permita-me uma ressalva. Fez uma ligação para o nosso blog (ficamos gratos) mas incorre numa incorrecção: nunca o meu texto refere, mesmo que implicitamente, Paulo Portas. Está lá escrito, a publicação da lista de espiões (e neste caso eram mesmo espiões) no jornal Independente ocorreu quando Veiga Simão era ministro da Defesa de Guterres (1998-99?). Penso ser do domínio público que nessa época Paulo Portas já há muito abandonara a direcção do Independente, e nunca foi minha intenção misturá-lo com aquela situação.
cumprimentos

De Isabel Moreira a 26.08.2010 às 14:36


toda a razão. deveria ter linkado quem afirmou : "O CDS (liderado por um senhor que foi director de um jornal que fez isto)" . já fiz errata no texto. obrigada.

De jpt a 26.08.2010 às 15:56

fico-lhe grato.

Comentar post



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • Anónimo

    SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO DE HACKING GENUÍNO E...

  • Anónimo

    SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO DE HACKING GENUÍNO E...

  • Piyush Giri Goswami

    VOCÊ ESTÁ PROCURANDO UM HACKER ONLINE, ENTRE EM CO...

  • Piyush Giri Goswami

    Você precisa de algum serviço de hackers? Você est...

  • Anónimo

    hello everyone, i'm so happy to recommend and tell...

  • Anónimo

    Tenho o prazer de anunciar ao mundo sobre esse gru...

  • Anónimo

    Tenho o prazer de anunciar ao mundo sobre esse gru...

  • Anónimo

    Eles são uma equipe de legítimos profissionais HAC...

  • Anónimo

    Se você precisar de um serviço genuíno de hackers ...

  • Anónimo

    They are a professional group of hackers beyond th...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog