Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



(Algures nos últimos 6 anos e imaginando que não há palavrões)


- Estou sim?


- Sim?


- É do MP?


- Fala José Sócrates, o PM, pode passar-me ao PGR?


- É para já.


- PGR: Como está, Senhor PM?


- PM: O que é que acha? Não lê os jornais? O meu nome por todo o lado e vocês não fazem nada, não me ouvem, nada???


- PGR: Não querendo que daqui retire qualquer ofensa, o Senhor PM está a insinuar exactamente o quê?


- PM: A insinuar? A insinuar?? A afirmar, é o que estou!! Passo a vida a explicar que nunca infringi a lei e o raio do processo do Freeport ora vem ao de cima ora vai para debaixo de água, muito bom para as eleições, no seu sentido de oportunidade, eu sempre tido por suspeito, na opinião pública. E vocês??? Ouvem-me? Nada.



- PGR: Eu gostava de lhe recordar que um dos ataques que tem sido feito ao funcionamento da Justiça é o da promiscuidade entre esta e o poder político, pelo que -  não me leve a mal -, embora compreenda, do ponto de vista humano, que seja aborrecido estar sempre a levar com a comunicação social em cima, talvez não seja muito boa ideia telefonar ao PGR a explicar as diligências que devem ser tomadas no processo, não sei se está a ver.


- PM: Só quero saber por que é que não me ouvem, posso?


- PGR: Por acaso não pode. A investigação está a cargo de investigadores, mete PJ, MP, depois haverá procuradores que entenderão o que fazer em face do que for apurado nessa investigação, e não nas capas dos jornais, por mais estranho que isso pareça à população. Desde o início do processo que o Senhor PM pode, a qualquer momento, ser chamado para prestar declarações, pela equipa de investigação e, depois, pelos procuradores do MP, que terão um prazo, prorrogável, para fazerem o que entenderem.


- PM: Tudo isso é muito bonito, e tal, mas a verdade é que ando  há anos com o nome na lama. Como é que o limpo? Pronto! Quero ser arguido. Dê lá instruções para me constituírem arguido, se faz favor.


- PGR: (risos)


- PM: Qual é a graça?


- PGR: Perdão, Estava a falar a sério? Acha mesmo que as pessoas quando lerem "José Sócrates constituído arguido" vão pensar "é para se defender, só"? Mas isto seria consigo, pronto. E sim, acho graça. Mas ó Senhor PM, já que lhe faltam algumas noções de direito processual penal, e que insiste em querer ser o conformador deste processo, eu explico-lhe o que é isso da constituição de arguido, que confere direitos de defesa, sim, mas que tem uma carga social negativa, também, daí o seu regime jurídico.


1) Assume a qualidade de arguido todo aquele contra o quem for deduzida acusação ou requerida instrução num processo penal (não é o seu caso)


2) A mesma qualidade assumiria o Senhor PM se, correndo inquérito contra si, e havendo suspeita fundada da prática de crime, o senhor prestasse declarações perante qualquer autoridade judiciária ou órgão de polícia criminal. Portanto, o Senhor PM prestaria declarações se estivesse a correr um inquérito contra si e se houvesse fundadas suspeitas da prática de um crime, não sei se está a ver a coisa. Ora, eu não lhe vou dar pormenores do processo, mas se ainda não lhe sucedeu nada...


3) É verdade que havendo (recaindo, vá) suspeitas da prática de um crime sobre a sua pessoa, o Senhor PM pode pedir para ser arguido, mas para isso é necessário que existam as tais suspeitas e que estejam a decorrer diligências que pessoalmente o afectem. Isto pressupõe que o Senhor tenha sido inquirido e que se aperceba disto. Já lhe sucedeu tal coisa?


- PM: Então está a dizer-me que cabe ao MPdecidir quais são as diligências a tomar? Cabe ao MP decidir se há indícios da prática de um crime que recaiam sobre mim? Cabe ao MP averiguar dos tais pressupostos de que me falou necessários à inquirição de uma pessoa nestas circunstâncias? Cabe ao MP acusar-me se entender por bem ou não? Eu, que sou PM e tudo, e que estou envolvido nisto todos os dias não mando?


- PGR: Provar o quê, Senhor PM? Acaso é suspeito, inquirido, testemunha, acusado, alguma coisa neste processo, pelo menos até agora? Sim, cabe ao MP e à equipa de investigação do caso. E temos a nossa autonomia, sabe? O Senhor Pm chefia - prefiro este verbo - o Executivo. Quanto a estar ou não estar "envolvido" nisto, isso é uma estatuição jurídica, no que nos diz respeito. Não nos movemos pela comunicação social, lamento.


- PM: Mas estão a dizer por todo o lado que eu..


- PGR: Estão, quem? A Justiça ou a comunicação social?


- PM: Vai dar ao mesmo e tenho para mim que não por acaso, boa tarde.


(Desliga-se o telefone)


PGR em desabafo: é preciso uma lata para me ligarem a dar instruções sobre como conduzir um processo, irra! Espero que o homem tenha percebido que não está sujeito a termo de identidade e residência...santa paciência..


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:00


10 comentários

De fernando antolin a 03.08.2010 às 18:16

nec semper lilia florent ...

Comentar post



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • mariamemenez

    BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • DAVID

    Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...

  • Welty Jeffrey

    MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...

  • sandra

    I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...

  • DAVID

    Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...

  • Maria

    God is great i never thought i could ever get loan...

  • edwin roberto

    I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog