Ex-Querida Sony,
Eu até acho que algo vai mal no mundo quando a mítica SONY da minha juventude me dá a imagem de incompetência e aldrabice. É uma desilusão, porque nós ganhamos afecto às marcas. Mas vocês estão muito longe da SONY do meu walkmen de cassetes. Vocês são uma outra coisa agora, são um monstro de comer dinheiro, mesmo que isso vá deixando rasto.
Que de lixe a fidelização, haverá sempre novos clientes. Pois eu penso ser esse o vosso erro, giga-Empresas.
Quando a vossa assistência técnica me diz, duas vezes, por escrito, que meu Sony Experia X10Mino-Pro TXT com 2 meses, deixou de carregar por "avaria que não pode ser reparada nos conectores blá blá bla" (já nem falemos da parte da garantia), eu acredito. Resigno-me a guardar numa caixa um aparelho novo que ainda custou uns euros valentes e não tenho outro remédio senão tratar de gastar mais 150 euros (no caso foi aproximadamente, Optimus Barcelona, um ZTE, coisa reles, chinoca, nunca falha).
Mas um dia, por casmurrice, eu tiro-o para fora (não isso que me apetece mostrar-vos, SONY, o telefone), ligo ao isqueiro do carro e eis que o telemóvel morto, sem bateria, com uma avaria técnica irreparável que não permite que ele carregue, começa a carregar.
E depois, intrigado, levo para casa, ligo directamente ao PC e, não é que também carrega, o raio do zombie?
Vejam lá, SONYos, que a saúde dele tem melhorado tanto ao ponto de agora já carregar mesmo com o carregador de origem!
É bom, não é? Afinal não perdi um telemóvel SONY novo. Pois não, mas agora já não preciso dele, a garantia abrange devolução do dinheiro por motivos de estupide... incompetência vossa? Pois, bem me parecia.
Decido estava que Sony não, obrigado, eis que o puto recebe um SONY Experia typo (normal nos primeiros meses de vida, nada a assinalar por aí) com uma promoção de oferte da um par de ténis PUMA. Porreiro. Nos dias que correm (trocadilho irresistível, desculpem) se é grátis, dá jeito. Vamos lá tratar da papelada que eles (vocês) pedem.
Mas eu até sou gajo de nisto dos concursos fazer o que não faço com os manuais de instruções: vou ler o que diz. E percebo porque é que nem o meu puto nem outros tantos ??? compradores do mesmo telefone e promoção irão alguma vez ter uns PUMA novos a menos que os comprem. A Alínea 7), há sempre uma, era a 7, onde diz que só vale se o *papelada a preencher* for enviado até 7 dias após a compra.
Mas
E avisarem disto no acto da compra?
E quem compra para oferecer mais tarde (tipo Natal)?
O que me irrita não é o sapatame que não vem, é a sensação de falta de honestidade, de joguinho baixo, de marketing de pacotilha, de engano deliberado ao cliente. Vindo da SONY. Que era boa.
Agora é só incompetente e reles. Os ingredientes do sucesso na actualidade? Talvez, mas quando forem uma Nokia vão perceber que nessa actualidade em que vocês vivem, um nome, uma marca, é já uma coisa muito temporária.
Próóóximo!
Autoria e outros dados (tags, etc)