Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
No dia 21 de Outubro de 1908 nasceu, em Vilna, na Lituânia, o violinista, maestro e professor Alexander Schneider. Uma vez, afirmou: “O meu objectivo é que os jovens aprendam a fazer música. Quando se faz música, tem que vir do coração, da alma, ou não tem significado. Os jovens produzem um som que as orquestras profissionais não conseguem: o amor pela música”. Aos 13 anos esteve à beira da morte, com o tétano, depois de ter cortado o joelho, num acidente. Em 1924 ganhou uma bolsa para estudar violino em Frankfurt. Para aí se deslocou e foi aluno de Adolf Rebner, que era o professor de violino no Conservatório de Hoch.
Em 1927, Schneider foi maestro de uma orquestra em Saarbrücken e em 1929 foi nomeado maestro da Orquestra Norddeutscher Rundfunk, em Hamburgo. Em 1932 perdeu o trabalho, como resultado da campanha nazi contra os judeus e assumiu o cargo de 2º violino do Quarteto de Budapeste. Dois anos depois os Nazis começaram a fazer ameaças ao quarteto. Os seus membros tiveram que abandonar Berlim, rumo a Paris e nunca mais voltaram à Alemanha. Quando rebentou a guerra, em 1939, estavam em tournée, nos Estados Unidos. Obtiveram autorização de residência e fizeram desse país a sua base de trabalho.
Sentindo a necessidade de se desenvolver como músico independente, Alexander Schneider abandonou o Quarteto de Budapeste em 1944. Foi-lhe oferecido o cargo de maestro no Metropolitan Opera, em Nova Iorque e o de dirigente dos quartetos Pro Arte e Paganini, mas recusou. Em 1949 formou um quarteto de cordas para interpretar e gravar os 83 quartetos de Haydn, tarefa que não conseguiu concluir, porque o patrocinador, a Haydn Society, esgotou os fundos. Schneider era muito sociável e tinha um grande círculo de amigos. Trabalhou arduamente na promoção da música de câmara, dando muitos concertos, uns gratuitamente e outros subsidiados.
Em 1956, o Quarteto Budapeste convenceu Alexander Schneider a regressar. O grupo desmantelou-se em 1967. Schneider foi director artístico dos Concertos Schneider na Nova Escola, em Nova Iorque, desde 1957 até à sua morte. Sob o auspício da Nova Escola, fundou a Orquestra de Cordas de Nova Iorque, em 1969. Em 1988 recebeu as Honras do Kennedy Center. Alexander Schneider faleceu no dia 2 de Fevereiro de 1993.
hello everyone, i'm so happy to recommend and tell...
Tenho o prazer de anunciar ao mundo sobre esse gru...
Tenho o prazer de anunciar ao mundo sobre esse gru...
Eles são uma equipe de legítimos profissionais HAC...
Se você precisar de um serviço genuíno de hackers ...
They are a professional group of hackers beyond th...
Despite all odds, this set of hackers has proved w...
Se você precisar dos serviços de um hacker ético c...
Se você precisar dos serviços de um hacker ético c...
Eles são um grupo profissional de hackers além da ...