Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pedro Passos Coelho, o décimo oitavo

por Rogério Costa Pereira, em 27.03.10



Agora que o PSD se definiu (formal e brutalmente — 61%?), lamento, francamente e sem ironias, que Pedro Passos Coelho não tenha lugar no Parlamento — esse é o principal legado que Manuela Ferreira Leite deixa ao partido, o de ter impedido que o actual presidente (e óbvio, mesmo que visto do passado remoto de há 6 meses) seja deputado e tenha agora de se digladiar no Parlamento por interposta pessoa. Manuela Ferreira Leite e o respectivo abrupto intérprete abrupto — um sempre vencido e saudoso do que que nunca há-de vir (como um corte de barba e cabelo?) — vingaram-se por antecipação, em forma de vitória de pobres Pirros.


Quanto a este novo PSD — palermices de campanha à parte —, espero que deixe de parte a política de terra queimada a la bloco de esquerda e comece a pensar em ser uma verdadeira e urgente oposição (em democracia, a oposição é sempre urgente). Hoje, no discurso de vitória, notou-se uma espécie de regresso à terra. Mas, como é natural, discursos extremados de campanha e discursos serenos de vitória valem o que valem — aguardo para ver se Segunda-Feira a cabeça de Pinto Monteiro continua a ser pedida.


Uma palavra para os 3% de Aguiar-Branco: certamente, a questão do voto útil não terá sido estranha a tão humilhante resultado, mas, ainda assim, é bem revelador do estado do partido que Manuela Ferreira Leite perpetra a Pedro Passos Coelho.


Se pudesse, a esta distância, dar um conselho a Pedro Passos Coelho, dir-lhe-ia para ter cuidado com as companhias, mas a figurinha que o emplastra na foto acima não augura nada de bom ao meu parecer.


Por último, e contra a minha ingenuidade falo, é bom saber que, mesmo dentro do PSD, ninguém leva Alberto João Jardim a sério.


(também neste arquivo de coisas)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:46


18 comentários

De Marco a 27.03.2010 às 02:33

Eu sabia que RCP (hein, já tem direito a acrónimo e tudo) não me ia falhar no comentário às directas do PSD; já estou é à duas semanas sem a habitual crónica de fim-de-semana, mas pronto.

Não sei favores por pagar Passos Coelho acumulou durante o seu percurso no PSD, desde a J. Espero que não muitos (já agora, quem é a figura lá atrás?) - e isso marcará a diferença para o nosso actual PM.

Recentemente mantive essa discussão com familiares: Passos Coelho é o Sócrates do PSD, menos os escândalos. Para a "populaça", não interessa se o Eng.* Sócrates é ou não participante/culpado dos casos todos que o assombram; na mente do povo, que é quem vota, afinal, "não há fumo sem fogo". Eventualmente, e é nisso que acredito, alguns dos casos serão mesmo verdade - os chamados "boys", a pensar que estão a fazer um grande favor ao "chefe" e só fazem é lodo. E, depois, porque o PS e, concretamente, o Eng.** Sócrates, precisa deles, acabam por ir ficando, fazendo, a mor das vezes, mais mal do que bem.

Peço desculpa pelo parêntesis. Dizia que Passos Coelho é o Sócrates do PSD. Tem todas as qualidades que Sócrates, queiram ou não, tem, e a vantagem de ter uma quase clean sheet política. A vitória esmagadora que lhe saiu hoje na rifa permitir-lhe-á calar esses profetas da desgraça que por aí andam durante uns tempos.

Considero que a sua ausência do Parlamento poderá jogar a seu favor, sobretudo se mantiver a ambiguidade em relação à direcção da bancada. Não terá que dar a cara directamente por alguma decisão menos popular e poder-se-á banhar na glória reflectida das melhores decisões. Além disso, evita o desgaste de imagem inerente, podendo continuar a gerar capital político e de simpatia entre os portugueses. É saber jogar. E acredito que saiba.

Finalmente, estou ansioso por ouvir o que o Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa tem para dizer no Domingo... :)


* sim, engenheiro. O homem concluiu o bacharelato num instituto público, sem espinhas. Tem, no mínimo, exactamente as mesmas qualificações que o meu irmão, tiradas no mesmo instituto e tudo. E se toda a gente trata o meu irmão - e tantos outros - por "senhor engenheiro" (omitindo, muito mais vezes do que não, o qualificativo "técnico"), não há absolutamente nenhuma razão para se fazer um caso à volta disto. Vão lamber sabão.

** sim, voltei a usar engenheiro. Foi para ver se tinha ficado bem claro.

De Rogério da Costa Pereira a 27.03.2010 às 02:44

Marco: olhe que parece que o Marcelo já não diz nada aos Domingos.

De Anónimo a 27.03.2010 às 02:48

Há uns que ficam ansiosos por gajas, outros há que anseiam pela chegada do domingo e das carícias oratórias do paizinho marcelo.

De Marco a 27.03.2010 às 02:53

Holly crap, é mesmo! Acabou no fim de Fevereiro e nem dei conta...

Já agora peço desculpa pelo "testamento" acima - escrevi bastante mais do que tencionava originalmente...

De Rogério da Costa Pereira a 27.03.2010 às 03:08

Não me digas que continuaste a ver sem reparar que aquilo já não era o Marcelo. Não estranhaste?

De Marco a 27.03.2010 às 03:13

De gajas estou servido - e quem anda "ansioso" por gajas é melhor consultar um psicólogo, um psiquiatra ou um sexólogo rapidamente.

Marcelo Rebelo de Sousa, além de inteligentíssimo, é também excelente comunicador. Concorde-se ou não com ele, é pura burrice não ouvir o que ele tem para dizer.

No caso em concreto, o caro Anónimo (facto que, só por si, já diz muito), deve andar distraído... Marcelo Rebelo de Sousa não era, nem de perto, nem de longe, apoiante de Passos Coelho. Como tal, eu não estaria à espera de "carícias oratórias"; seria mais, provavelmente, "traulitadas oratórias"...

De Marco a 27.03.2010 às 03:15

:D Isso teria sido deveras engraçado...

Não seguia aquilo, raramente tenho os Domingos disponíveis aquela hora.

Neste Domingo em particular, como deve calcular, tinha uma certa curiosidade... ;)

De aires a 27.03.2010 às 08:33

mui óptimo!!!

abraço

De agent a 27.03.2010 às 14:19

O Aguiar-Branco e o "outro senhor" tiveram menos votos que assinaturas. Esta ideia do "apoio a tua candidatura mas não contes com o meu voto" também veio reforçar toda a "coerência" deste partido.

De João José Fernandes Simões a 27.03.2010 às 15:29

«aguardo para ver se Segunda-Feira a cabeça de Pinto Monteiro continua a ser pedida.»
Não acho que continue. Porque…

Pedro Passos Coelho é um vácuo ideológico e ainda não se percebeu o que quer e o que verdadeiramente pensa. Vamos ver os próximos tempos, mas acho que a sua substância política vai ser construída construindo-se em função das circunstâncias.
Não se percebe qual o seu desígnio político. É mais do mesmo centrão com um passo para a esquerda e outro para a direita num jogo de cintura medindo bem o terreno para não fazer asneira e esperando o fim de José Sócrates.
É, tal como José Sócrates, um político sem ideologia. E sem ideologia a política é mero tacticismo clientelar.
E, concordando consigo, com Pedro Passos Coelho andam por ali algumas companhias pouco recomendáveis.
Com alguém já disse Pedro Passos Coelho é um chefe de turma. Não mais do que isso. O problema é que o actual José Sócrates já nem isso consegue ser. Por culpa própria mas sobretudo de alguns dos amigos que escolheu.

Quanto a Paulo Rangel tem alguma ideologia e é uma pessoa de inteligência superior. Mas é feio e gordo, por muito que se esforce por emagrecer. E ainda não se decidiu pelo tipo de talhe de barba nem se usa ou não gel no pouco cabelo que lhe resta.
Apesar de também usar bom fato e ter pose de modelo mas o físico, de facto, não ajuda. E tem a simpatia de um ou outro dos maiores mete-nojo que conheço, alguns pessoalmente, e que representam o que de mais balcanizado e caciqueiro tem o PSD. E foram estes que objectivamente o queimaram. E o seu discurso de ruptura não convenceu, nem, desconfio, a ele próprio.

Quanto a Aguiar Branco tem, aparentemente e quero querer que tem de facto, demasiado bom senso e coerência, o que lhe foi fatal.

Concluindo que vamos continuar na merda em que os políticos de bom fato e de pose de modelo e com boa figura nos meteram. De políticos com a ideologia nos botões de punho das camisas bem passadas a ferro e nas gravatas a condizer.

Comentar post


Pág. 1/2



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • mariamemenez

    BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • DAVID

    Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...

  • Welty Jeffrey

    MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...

  • sandra

    I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...

  • DAVID

    Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...

  • Maria

    God is great i never thought i could ever get loan...

  • edwin roberto

    I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog