Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Saúdo todos os espaços de promoção de debate democrático sobre a situação que o país enfrenta, consciente que a democracia é tanto mais plena quanto a consciência cívica e política dos cidadãos, bem como a motivação de todos para a participação.
Saúdo, em particular, a I Tertúlia pela democracia e pela cidadania, a realizar no Fundão, cujos contornos não conheço bem, mas que, segundo a informação que me foi prestada ou dada a conhecer, me parece um bom ponto de partida e de encontro para uma ampla discussão.
Nunca me identificaria com a discussão, se ela se centrasse num discurso anti-partidos. Não suporto esse discurso, desde logo porque sou militante do PEV, mas sobretudo porque esse discurso é grande cúmplice dos partidos que se têm alternado no Governo e constituído maiorias parlamentares, que, por via de opções políticas muito claras, sustentadas em muitas ilusões e quebradoras de compromissos assumidos, têm conduzido este país a um empobrecimento territorial, social e económico vergonhoso. O que esses partidos mais desejam é que os portugueses nunca encontrem alternativas noutras forças partidárias... e meter tudo no mesmo saco, ajuda-os bastante! E porque eu sei que os partidos não são todos iguais, e porque sei que há partidos que defendem opções políticas muito diferentes, não dou, um cêntimo que seja, para esse peditório anti-partidos. O problema do sistema não são os partidos políticos... são as opções políticas que alguns partidos políticos têm tomado!
A diferença está entre aqueles que acreditam neste país e nas suas gentes e aqueles que não acreditam: estes últimos retiraram poder de compra aos portugueses e impediram-nos de ser agentes dinamizadores da nossa economia, sufocaram micro, pequenas e médias empresas pela via fiscal e pela via do financiamento à economia, geraram mais e mais desemprego, desestabilizaram famílias inteiras e encontram-lhes a solução da emigração! Os mesmíssimos que vendem o país a saldo: um BPN por 40 milhões de euros depois de se ter lá injetado criminosamente mais de 7 mil milhões de euros (pago pelos contribuintes); uma barragem do Tua que custará a esta e à próxima geração cerca de 16 mil milhões de euros, com o custo associado da perda de um património natural valiosíssimo e único com um potencial estrondoso de desenvolvimento da região, negócio benéfico só para a EDP; uma prospeção de petróleo ao largo da costa alentejana e da costa algarvia sem contrapartidas para o Estado português e em benefício direto de grandes empresas, espanhola e alemã, e com os riscos todos direcionados para o nosso mar e para a nossa costa. Chegam estes exemplos? Os mesmíssimos que privatizam setores fundamentais como a energia ou a água... a água... um bem essencial à vida que ameaça ser o maior fator de conflito entre Estados no futuro, provavelmente, pelo andamento da carruagem, não tão longínquo! Os mesmos que desaproveitam uma boa parte do território nacional, intensificando assimetrias regionais e encerrando serviços públicos essenciais de proximidade às populações.
Bolas! Nada disto tem que ser assim!
Quando se acreditar que este país tem gente tão válida, que o trabalho é a força de criação de riqueza do país, que o mercado interno vale tanto ou mais que o externo, que a justa repartição da riqueza é um princípio básico de consolidação orçamental, bem como a nossa capacidade de atividade produtiva sustentável, que este país tem potencial para “dar e vender”, que o Estado somos todos nós e que a Sra Merkel não é, definitivamente, a pessoa que escolhemos para gerir os destinos do país... este país cria viabilidade.
Até lá, bom debate, bons alertas e boas propostas!
BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...
Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...
Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...
Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...
Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...
MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...
I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...
Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...
God is great i never thought i could ever get loan...
I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...