Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os incêndios do nosso descontentamento

por Luis Moreira, em 29.03.12

Resultam das temperaturas altas, da falta de chuva e de não haver uma política que leve as pessoas a interessarem-se pelo tratamento da floresta. De todos estes factores só temos controlo na política que não existe. Os proprietários só se interessam no dia em que a fieira da floresta for uma actividade económica lucrativa. Falta o emparceiramento, dizem-me, cada um tem propriedades muito pequeninas que não são viáveis. Mas esse é o argumento que ouço há 40 anos e nunca se fez nada. É impossível? Se as pessoas não tiram dinheiro suficiente para trabalharem o que é deles também não deve ser muito difícil convence-los a vender.

A verdade é que as florestas das celuloses não ardem, foram plantadas como deve ser, com acessos fáceis, são limpas o que fica bem mais barato do que ter milhares de bombeiros, viaturas e meios aéreos de prevenção, ano após ano, para que tudo arda.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:30


46 comentários

De Alebana a 29.03.2012 às 21:55

Boa noite

Há anos atrás o banco aconselhou a minha mãe a levantar as suas econonias de solteira (tem 86 anos) e aplicálas na Portucel que era seguro.disse-he que não o fizesse mas ela disse-me que o do banco sabia mais do que eu.Resultado comprou a 8000$00 e hoje veja quanto vale cada ação.Resultado:perdeu as suas economias.Era proprietaria de árvores que arderam mas o primeiro incêndio que me lembro começou nas Matas do Estado.Florestamos às nossas custas.Voltou a arder.Pagaram-nos 1100€ e ainda roubararam as árvores queimadas.Hoje estamos na miséria.Até os subsídios de natal e férias que aplicavamos na agricultura nos tiraram.Tudo o que lá investimos o fogo levou por mais do que uma vez.Chegámos a avisar a Junta de Freguesia que os caminhos públicos e acessos aos Matos estavam intransitaveis.Respondiam-nos que o dinheiro não dava para tudo mas viamos certos luxos...e passavamos a ser personas non gratas.Isto é uma realidade do País que ocorreu no concelho de Vale de Cambra como podia acontecer em Cebolais de Cima ou Vinhais 

De Anónimo a 30.03.2012 às 00:43

A verdade é que essas empresas apostam na prevenção e NÃO no combate. Ao invés o Estado através da ANPC gasta fortunas para alimentar uma enorme e pesada estrutura operacional de eficácia duvidosa. E como sabemos o dinheiro por vezes evapora-se para benefícios próprios e alheios à missão e para vencimentos e horas extras também elas muito duvidosas e ainda para pagar o combustível, a manutenção e a via verde dos senhores comandantes operacionais distritais, dos seus vices e dos seus adjuntos quando levam as viaturas para a escola onde pagam para tirar cursos ao nível pessoal e sem autorização da ANPC. Enfim...temos a Protecção Civil que merecemos. E a FEB, que faz afinal?! Vemos é GIPS da GNR. Depois, ainda resta a AFN que tem vindo a desenvolver uma enorme batalha contra a preguiça dos municípios...mas tem desenvolvido um bom trabalho de formação e adoptado bons exemplos do canadá e outros países ao nível de medidas e acções preventivas de DFCI.

De Luis Moreira a 30.03.2012 às 01:51

leiam o anónimo das 0,43 h...há muitos interesses que vivem da floresta mas não são os proprietários.

De cambrense a 30.03.2012 às 07:15

as pessoas com medo aos incêndios, e também porque precisam do dinheiro, estão a cortar imensa floresta. Como, infelizmente, temos u ma mentalidade muito egoísta, fica espalhado pelo mato cortado, tudo quanto é ramalhos, pinhas, etc.. Como é que se chama àquilo? Bombas.....

De Luis Moreira a 30.03.2012 às 03:32

As pessoas que têm pequenos pés de meia e que precisam dele para viver não jogam na bolsa e muito menos em acções. O banco encontrou uma forma de roubar a sua mãe, tal como faz a muita gente pouco avisada.

De Alebana a 29.03.2012 às 21:59

Boa noite

Há anos atrás o banco aconselhou a minha mãe a levantar as suas economias de solteira (tem 86 anos) e aplicá-las na Portucel que era seguro.Disse-he que não o fizesse mas ela disse-me que o do banco sabia mais do que eu.Resultado comprou a 8000$00 e hoje veja quanto vale cada ação.Resultado:perdeu as suas economias.Era proprietaria de árvores que arderam mas o primeiro incêndio que me lembro começou nas Matas do Estado.Florestámos às nossas custas.Voltou a arder.Pagaram-nos 1100€ e ainda roubararam as árvores queimadas.Hoje estamos na miséria.Até os subsídios de natal e férias que aplicavamos na agricultura nos tiraram.Tudo o que lá investimos o fogo levou por mais do que uma vez.Chegámos a avisar a Junta de Freguesia que os caminhos públicos e acessos aos Matos estavam intransitaveis.Respondiam-nos que o dinheiro não dava para tudo mas viamos certos luxos...e passavamos a ser personas non gratas.Isto é uma realidade do País que ocorreu no concelho de Vale de Cambra como podia acontecer em Cebolais de Cima ou Vinhais 

De João a 29.03.2012 às 22:30


Penso que estes fogos são fogos postos, não acredito, ou antes tenho a certeza absoluta que isto não começa sem a intervenção da mão maldosa humana. As pessoas que fazem isto estão a destruir a sua própria vida juntamente com o próprio planeta, mas o egoísmo está tão forte que não conseguem ver o mal que estão a fazer para eles próprios e também para os seus filhos (quem os tiver).

De Anónimo a 29.03.2012 às 22:57

Poderão existir muitos factores para que existam estes incêndios:
Agricultores(5%): incêndio faz renascer as plantações
Madeireiros(45%): supostamente as fábricas pagam o mesmo quer a madeira seja queimada ou não, a "sabedoria estupida" aqui está no facto dos madeireiros comprarem a madeira queimada mais barata, ou seja, aumentam a sua margem
Avioes(40%): como o estado não tem (ou não quer ter) capacidade para a manutencao de veiculos aereos (e que tal usarem os avioes do exercito!) têm de subcontratar a preço de ouro
Vingança(5%): olho-por-olho, dente-por-dente
Limpeza (5%): se as pessoas limpassem e cuidassem da natureza, tinhamos um "mundo mais giro"


Esta gente é tão estupida que não sabe que estão a destruir a propria vida... não é só por acaso que não chove à vários meses...

De nogueira a 29.03.2012 às 23:32


A pessoa que fes o primeiro comentario deve ser ignorante e secalhar ainda não viu um eucaliptal a arder ( é como petróleo) foi a maior praga que esiste que só enche os bolssos dos senhores das celuloses,

De António a 30.03.2012 às 00:41

Ora aqui está um exemplo de um pobre de espírito e ignorante...o eucalipto é a árvore que mais absorve Co2, é também a que nos dá mais oxigénio, isto sem falar na sua importância na celulose. Dá para pensar que é por causa de ignorantes como o Sr Nogueira que este país é um farrapo na Europa.

De Ricardo a 30.03.2012 às 02:43

E referências que suportem essas afirmações? Um estudo sobre o potencial de sequestro de carbono de várias espécies de árvore realizado na Índia ( http://www.springerlink.com/content/63x831515q68263m/ (http://www.springerlink.com/content/63x831515q68263m/) ) mostra que a espécie Shorea robusta é que produz o maior sequestro de CO2 no longo prazo (http://www.springerlink.com/content/63x831515q68263m//MediaObjects/11027_2010_9230_Fig4_HTML.gif) 

Mas o mais importante é isto: as folhas de eucalipto contém óleos voláteis muito inflamáveis, que tornam os incêndios em eucaliptais muito mais severos que noutros tipos de floresta (http://library.csustan.edu/bsantos/section3.htm). Parece que o ignorante aqui é o senhor, provavelmente com interesses na plantação do eucalipto.

De miguel a 30.03.2012 às 10:40

Sr. António, de que vale essa "absorção de CO2" se passados um ou dois cortes, já nem o eucalipto cresce nos solos pobres onde são plantados e que ficam exauridos após a plantação desta árvore. Acresce o facto da alelopatia dessa árvore não deixar crescer vegetação em seu redor, e que contribui noutros ecossistemas para a fertilidade do solo. A paisagem também é património e a que resulta da monocultura do eucalipto não atrai nenhum turista. O eucalipto deve ser plantado, mas de forma controlada e não massiva.

De Realista a 30.03.2012 às 00:21

Realmente o Sr. ou é muito ingénuo ou não vê (ou pior ainda: não quer ver) o que se passa à sua volta!
99,9% dos fogos são postos! Já visitei dezenas de florestas por essa europa fora e só ardem nos países latinos: porquê? Não por limpeza (ex.: os Suiços até têm um parque natural que mantêm 100% sem intervenção humana (não limpam nada e deixam a natureza seguir o seu curso natural e não há aí incêndios! ) mas por puro civismo e amor à Natureza!

De Ricardo a 30.03.2012 às 03:05

Não são 99,9%, mas são mais de 95%, e sabe-se que têm origem humana, mas nem sempre com intenções criminosas  www.esac.pt/cernas/cfn5/docs/T5-60.pdf  (www.esac.pt/cernas/cfn5/docs/T5-60.pdf)


Contudo, a nível global, a presença de pessoas está associada a uma menor área ardida, devido à fragmentação do leito de combustível e à existência de meios de combate a incêndios http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048969711005353 (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048969711005353) Há montes de incêndios por todo o mundo que não têm origem humana, principalmente em locais quentes e com períodos de seca relativamente prolongada. É por isso que encontramos espécies vegetais adaptadas ao fogo e outras que até precisam dele para a sua reprodução.

De António a 30.03.2012 às 00:29

Quem me diz que é devido ás temperaturas altas que origina os incêndios está muito longe da realidade!

Todo o incêndio por tempo sem nuvens é provocado por mão humana, que seja o tipo que vai a fumar na sua carripela e não quer sujar o seu cinzeiro, aos drogas que vão para as bouças apanhar um calhau, depois de pedrados chegam lume, àquele estúpido que tem prazer em ver fogo!

Vai tudo da burrice, ignorância e mentalidade de um povo pobre de espírito, o povo Português.

Se fosse devido a temperaturas altas, o que seria das amazonas...

De António a 30.03.2012 às 00:37

Só para terminar, este ano ainda não vi informação à prevenção nas televisões, porque será?

De NC a 30.03.2012 às 00:39

A verdade é que essas empresas apostam na prevenção e NÃO no combate. Ao invés o Estado através da ANPC gasta fortunas para alimentar uma enorme e pesada estrutura operacional de eficácia duvidosa. E como sabemos o dinheiro por vezes evapora-se para benefícios próprios e alheios à missão e para vencimentos e horas extras também elas muito duvidosas e ainda para pagar o combustível, a manutenção e a via verde dos senhores comandantes operacionais distritais, dos seus vices e dos seus adjuntos quando levam as viaturas para a escola onde pagam para tirar cursos ao nível pessoal e sem autorização da ANPC. Enfim...temos a Protecção Civil que merecemos. E a FEB, que faz afinal?! Vemos é GIPS da GNR. Depois, ainda resta a AFN que tem vindo a desenvolver uma enorme batalha contra a preguiça dos municípios...mas tem desenvolvido um bom trabalho de formação e adoptado bons exemplos do canadá e outros países ao nível de medidas e acções preventivas de DFCI.

De António a 30.03.2012 às 00:44

Tem toda a razão, quem me diz a mim que estas empresas do combate ao fogo não são responsáveis pelos maiores incêndios? Eu quando vejo umas avionetas a passear, quase sempre há um incêndio que começa a deflagrar, pois claro, sem incêndios não há tacho...

De s o s a 30.03.2012 às 01:14

é impossivel limpar as florestas, e os bombeiros combatem o fogo como os caes ladram aos carros em movimento.  Quero dizer os bombeiros desperdiçam energias em combates inuteis.  O que devemos perguntar, e aí sim é possivel intervencionar, é por que seculo 21, ano 2012 continua a haver casas ameaçadas ...

Comentar post


Pág. 1/3



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • Anónimo

    SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO DE HACKING GENUÍNO E...

  • Piyush Giri Goswami

    VOCÊ ESTÁ PROCURANDO UM HACKER ONLINE, ENTRE EM CO...

  • Piyush Giri Goswami

    Você precisa de algum serviço de hackers? Você est...

  • Anónimo

    hello everyone, i'm so happy to recommend and tell...

  • Anónimo

    Tenho o prazer de anunciar ao mundo sobre esse gru...

  • Anónimo

    Tenho o prazer de anunciar ao mundo sobre esse gru...

  • Anónimo

    Eles são uma equipe de legítimos profissionais HAC...

  • Anónimo

    Se você precisar de um serviço genuíno de hackers ...

  • Anónimo

    They are a professional group of hackers beyond th...

  • Anónimo

    Despite all odds, this set of hackers has proved w...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog