Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os nórdicos querem acabar com o bacalhau à moda do Minho?, à Brás?, à Zé do Pipo?

Deixem-se de lamúrias os nórdicos há muito que o criam em quintas marítimas. Vamos fazer o mesmo! Temos oceano, a tecnologia é conhecida, é só avançar, há muito (há mais de trinta anos que exportamos trutas salmonadas para a Holanda) que sabemos que Portugal tem condições absolutamente excepcionais para a piscicultura.

Aí está , deixemo-nos de pieguices e, em vez de começarmos a dizer que os meninos nórdicos são maus, deitemos as mãos ao trabalho. E o governo já está a fazer alguma coisa para desenvolver as actividades do mar?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:00


116 comentários

De Joaquim Gil a 10.02.2012 às 20:43

Caro Luis Moreira, o bacalhau é apenas uma gota do muito que se podia fazer no nosso país, estou a lembrar-me que, desde há muitos anos, quantos portugueses ganharam prémios nos certames de inventores, quantos deles já deram seguimento aos seus inventos? será que de todos estes inventos, nenhum tem interesse?, já fomos um dos  líderes na indústria naval e aeronáutica, perdemos assim tanta qualidade, pertencemos ao grupo de países onde está mais desenvolvida a tecnologia da informação, não podemos tirar partido disso?, temos qualidade de recursos humanos, só nos falta a mesma qualidade de liderança, aos comandos do nosso país, devem estar pessoas dinâmicas e com iniciativa, só que essas pessoas não estão na política e no nosso sistema, esse facto, impede-os de chegar aos lugares chave!!

De Luis Moreira a 10.02.2012 às 20:53

´Claro que temos muito boa gente na ciência e nas tecnologias mas é muito mais fácil pedir dinheiro emprestado e dar à manivela das betoneiras.

De Fernando a 11.02.2012 às 10:03


O problema é a passagem da invenção à produção. o primeiro passo é proteger a patente a nível mundial de cópias por parte de outros. Isso à partida custa mais de 80 mil contos. E dinheiro líquido para investir não existe em Portugal. Por vezes parece ser mais simples do que é. Esta a razão pela qual os nossos inventores mais tarde ou mais cedo vendem a patente a uma empresa estrangeira para tirarem proveito da sua invenção.....

De João Fonseca a 11.02.2012 às 14:29

Caro Luis Moreira:


A costa portuguesa não tem condições para produzir bacalhau, por causa da temperatura. Ao contrário da truta que pode ser produzida em regiões do norte, em montanha, onde a água doce é mais fria. Mas há condições para apostar na piscicultura de outras espécies e não se aposta. Isso é indesmentível. Poderiamos falar nisso, o tema é longo. De resto dou-lhe razão, 


Cumprimentos,







De Luis Moreira a 11.02.2012 às 14:31

Obrigado, joão. Um abraço

De Helena a 11.02.2012 às 15:55


Muito bem, bom comentário, concordo consigo!


O nosso problema é mesmo falta de liderança. Não é que não a tenhamos, temos pois, o problema incide exactamente na possibilidade dessas pessoas chegarem a esses lugares.


 


De Luis Moreira a 11.02.2012 às 16:05

Claro, Helena. Só o preço e a procura é que vão dizer se vamos ou não ter bacalhau criado em cativeiro. Nos US o "peixe gato" é criado em quintas aos milhões e são alimentados por avionetas que fazem voo razante. O peixe ao ouvir a avioneta tira a cabeça de fora de água e , literalmente, a água desaparece. É, depois vendido já cortado em filetes. A primeira vez que o Dr. barnard fez um transplante cardáco o Zé que nunca tinha pensado naquela possibilidade dizia que " não pode ser porue o coração não é do mesmo tamanho e não cabe no peito novo". Isto é, o Dr. Barnard é que ainda não tinha percebido...
Pensar nas coisas e trabalhar obriga a esforço.

De Helena a 11.02.2012 às 17:55

Pegando nas suas palavras "... Pensar nas coisas e trabalhar obriga a esforço."


Eu diria que apenas esforço não é suficiente. Primeiro é necessário ter uma boa ideia, depois ver se é possível concretizá-la, ou seja, se existem condições técnicas, financeiras, ambientais (neste caso específico) para colocar a ideia em prática, depois é necessário ser persistente, pois encontram-se muitos “profetas da desgraça” pelo caminho. No fundo são necessárias: determinação, empreendedorismo e encontrar as pessoas certas no momento próprio.


"A força não provém de uma capacidade física e sim de uma vontade indomável." Mahatma Gandhi (http://www.reflexao.com.br/pensamento.php?idautor=186)


 

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 18:57

É essa vontade que falta em Portugal e a burocracia que pelo contrário é mais que muita.

De Anónimo a 12.02.2012 às 22:15

Muito bem dito !!!!!

De bruno salgado a 10.02.2012 às 23:19

Mais

Porque temos de importar cana de açucar se podemos produzir açucar a partir da beterraba sacarina???

Mais uma entre milhares de coisas....

 

De Luis Moreira a 10.02.2012 às 23:35

É verdade, Bruno. parece que estão agora a ver se conseguem plantar e pôr a fábrica a trabalhar novamente.

De joa carlos a 12.02.2012 às 22:06

importa-se cana de acucar porque a UE acabou com a unica fabrica de beterraba em portugal de producao totalmente nacional resultado das negociacoes da reforma da pac.E nao so aqui como noutros paizes.E agora adivinhem quem ficou com a cota toda?A Franca e a Alemanha.

De nickonome a 10.02.2012 às 23:21


EU PENSO QUE tens de pesquisar um pouco para falares sobre bacalhau para além dos pratos apetitosos que referes. Como tu ( você ou Senhor), eu também não percebo nada da "cultura" do bacalhau; mas penso que não é rentável "produzir" bacalhau em nenhuma parte das nossas águas marítimas - a menos que os chineses da REN forneçam energia de borla para congelar parte do nosso Atlâncico. 

De Luis Moreira a 10.02.2012 às 23:34

Nada disso. As trutas quando começaram a serem produzidas em Portugal também morriam porque as nossas águas são um grau de temperatura mas elevadas que as do norte de Espanha (onde fomos buscar as primeiras espécies e a tecnologia). As patologias que as matavam não eram as mesmas. Foi preciso acertar, alimentação, tratamento, cruzamentos.estão aí há 30 anos em produção industrial, no rio Ourão, junto de Pombal. Fazem-se solhas às toneladas na Ria de Aveiro...baixar os braços é que é uma pieguice...

De nickonome a 11.02.2012 às 00:12

Pronto! Se assim é, retiro o que disse. Eu disse que também não percebia nada do assunto... No entanto, admito que plantas originárias dos trópicos se vão desenvolvendo no nosso Portugal. Até um pinguim viveu em Aveiro durante uns anos...

(Agora um entre parêntesis: acho estranho o bacalhau nunca ter acompanhado os nórdicos quando vêm de férias para o Algarve).

De Fernando a 11.02.2012 às 10:08


Penso que há aí um equívoco. Os Noruegueses não produzem bacalhau em viveiro. Produzem salmão em viveiro natural. Eu estive lá numa reunião de produtores, cheguei até a ir à pesca do bacalhau numa embarcação norueguesa visitei unidades de processamento do bacalhau que lá se faz de modo químico ou natural, este sem salga e nunca nos foi referido que o bacalhau era produzido em viveiro. É actualmente processado em estufas com salga e seca como também se faz em Portugal.

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 13:12

Fernando, a ideia é explorar este oceano imenso que temos.Claro que já há espécies que são criadas em explorações maritimas e umas serão mais dificeis que outras, mas mais tarde ou mais cedo as mais importantes vão ser criadas em cativeiro

De Pimba a 11.02.2012 às 20:18

Em primeiro lugar as trutas não são "produzidas" são "criadas" e se você levantar o rabo do seu sofá lisboeta e se deslocar não até ao Algarve, com habitualmente, mas até ao interior de Portugal, não indo mais longe, até à zona da Lousã ou de Figueiró dos Vinhos vai ver que as trutas nascem naturalmente nos rios e riachos e não precisam de viveiros para nada, já o fazem às uns bons milhares de anos. O que elas precisam mesmo é de uma boa politica Autarquica de preservação e protecção do ambiente, mas infelismente as trutas não votam...

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 20:37

Em termos industriais meu caro são "produzidas" e às toneladas. Não estamos a falar do mesmo.

De Pimba a 15.02.2012 às 11:43

"produzidas" é para porcas, parafusos e telemóveis, as trutas são "criadas" e não criam a quantidade que querem! Já alguma vez visitou um viveiro?

De Luis Moreira a 15.02.2012 às 11:52

Biologicamente são "criadas", industrialmente são "produzidas".

De Anónimo a 12.02.2012 às 16:14

A montanha pariu um rato, é o resumo do teu comentário. Que acaba com uma bacorada tamanha. Também podes seguir o teu próprio conselho e investigar um bocado antes de escrever.

De Luis Moreira a 12.02.2012 às 18:54

Não sejas anónimo,pá! É muio feio. Se não sabes não te metas.

De Anónimo a 13.02.2012 às 13:35

Oh idiota, eu estava a falar do comentário antes do teu. Se vires bem o que está escrito não se aplica ao que disseste, Moreira..... E quanto a ficar anónimo, fico sim. E quanto a saber, o facto de trabalhar com tecnologias marítimas acho que trata desse ponto.

De Anónimo a 13.02.2012 às 13:41

Ora bem reparo que o meu comentário que era rsposta a um comentário, não ao texto original, está deslocado. A ideia não era criticar o autor do blogue mas um comentário idiota que foi feito. Concordo com a ideia proposta, critiquei foi o velhos do restelo que mandam abaixo tudo.

De Luis Moreira a 13.02.2012 às 13:57

Nenhum problema. Volte sempre!

De nickonome a 12.02.2012 às 19:57

Para o anónimo:
"Os meus pêsames pelo seu familiar; mas anime-se e continue assim, sem pensar...".

De Anónimo a 13.02.2012 às 13:45

AG - És uma verdadeira cabeça pensante. Só é pena estares a falar com uma pessoa que trabalha na área de estruturas offshore e sabe do que está a falar, ao contrário de ti.

De Bruno Salgado a 10.02.2012 às 23:49

So nao percebo qual o medo deste pessoal se esconder com um nick name e essas coisas..
Luis

para alem dessa ha mais

Produçao de cereal para bio diesel

Produçao eolica

E nos

Portugueses

Temos de nos mentalizar de uma coisa

Comprar produto Portugues

pedir sempre factura ou talao nem que seja um triste cafe de 50 centimos

Esta em nos revirar isto tudo

O que e nacional e bom

De Luis Moreira a 10.02.2012 às 23:55

Cá em Portugal a malta diz logo que não é possível. Matam a ideia no ninho...

De Pimba a 15.02.2012 às 11:46

Isso não é verdade! senão ainda vivias no tempo das carvernas... mas nem tudo o que luz é ouro...

De António a 11.02.2012 às 00:13

Este peixe, faz parte das espécies ameaçadas de desaparição, é verdade, o bacalhau é pescado em excesso e a espécie não tem tempo de se reproduzir!
Pelo que vi num documentário num canal francês (TF1), mesmo que parassem com a pesca agora, este peixe continua ameaçado. Já se fala num possível produto de luxo à qual não se reservará para todas as bocas...

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 01:40

Os Noruegueses já o criam em grandes quintas marítimas no alto mar. No Algarve ao largo também já se criam peixes e no Tejo está a ser construída uma quinta para ostras (que já foram muito famosas e que desapareceram por causa da poluição. estão a voltar por causa da ETARs.a qualidade da água melhorou imenso. Muitos quilómetros depois do mar já se pescam , em pleno rio, peixes de mar alto como a corvina.

De es burro e basta a 11.02.2012 às 14:32

foda-se

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 15:03

Olha, pá, se não sabes ficas a saber. Não há problemas técnicos que não se resolvam. Esta actividade vai ser uma realidade se for economicamente rentável. Esta é a única premissa que conta.

De Pimba a 11.02.2012 às 20:23

Sim tem toda a razão, mas não são os portugueses os responsáveis por isso, que consomem unicamente 10% do bacalhau pescado. Pergunte aos Noruegueses o que é que eles fazem aos restantes 90%... ou melhor, nem se dê a esse trabalho, existe muita coisa na internet sobre o assunto.

De Pimba a 11.02.2012 às 02:58

Embora custe um bocado, ninguem morre se não comer bacalhau e apenas pergunto se caso isso acontecer quantas empresas Norueguesas e Filandesas que vivem da exportação do bacalhau para Portugal vão fechar e enviar os seus louros funcionários para o desemprego se deixarmos de comer o dito? Portanto isto é mais uma laracha que até nem é novidade, de tempos a tempos lá falam nisto e depois fica tudo na mesma. Temos assuntos muito mais graves para resolver.
Já agora outra pergunta, onde é que vamos buscar o dinheiro para as "quintas maritímas"? Não deve estár à espera do investimento privado ou de subsidios do Estado, até porque neste ultimo caso seriam necessárias uma data de comições de tecnicos bem remuneradas para estudar o problema e entregar a solução antes da extinção (não é do mercado é da face da terra) do dito bicho. Provavelmente estaria a pensar em que as tais quintas fossem construidas por uma Comuna de Voluntários a trabalhar gratuitamente gerida por um executivo barbaramente bem pago.

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 12:49

Pimba, as quintas marítimas são grandes reservatórios dentro de água onde os peixes são alimentados. Nos países do norte da europa existem há muito.

De Pimba a 11.02.2012 às 19:39

Entendo-o perfeitamente caro amigo, é só pegar na varinha de condão e záss! aí está uma quinta e no dia a seguir temos logo bacalhau remolhado e tudo! No dia em que o caro amigo tiver descernimento tecnico e cientifico para poder discutir esta ideia peregrina das "quintas maritimas", que até o termo está mal explicado, provavelmente em bom português será "viveiros MARINHOS", poderá chegar à conclusão da sua impossiblidade pelas razões do seu custo e manutenção, até lá procure cultivar-se, comece por ler a "Maria" e vá fazer de parvos os seus entes queridos.

De Anónimo a 12.02.2012 às 16:18

A ideia não funciona em Portugal, mas funciona em todo o resto do mundo... estranho não é? Fazer as coisas tem um custo? E é preciso manutenção? Ninguém sabia disso..... ainda bem que esclareceu. A pergunta que se põe é: por que é que isso é um entrave em Portugal e não é no resto do mundo? Somos especiais? E use um bocado de educação que não lhe faz mal nenhum.

De Fernando a 11.02.2012 às 22:36


Você está mal informado e aquilo que diz revela falta de conhecimentos técnicos sobre aquacultura. Percebe-se o seu intuito e objectivo, de ver Portugal aproveitar os seus recursos, mas nestes casos o problema é bem mais complicado do que o senhor tenta explicar de forma pouco conhecedora e esclarecida. Informe-se e depois fale com mais propriedade sobre esse assunto da produção de bacalhau em viveiro. O bacalhau é um peixe que podemos chamar de nómada e aparece nas costas da Noruega, devido à influência de correntes marinhas, por volta de Novembro e é capturado até Janeiro/Fevereiro, depois como as alterações da temperatura da água desaparece para voltar no ano seguinte e assim por diante....As espécies marinhas que são criadas em aquacultura são a dourada, o robalo, o pregado e o camarão outras espécies são de águas doces como a truta e a truta salmonada. Na Noruega e no Alasca são também produzidos em viveiro os salmões. Outras espécies estão em estudo e em fase experimental, mas não é ainda possível assegurar a sua produção. Na China, país onde a aquacultura está muito desenvolvida em águas doces há muitas espécies que são criadas em viveiro, mas em Portugal não. Mesmo assim a maior parte do pescado de viveiro consumido em Portugal é importado de Espanha e da Grécia.....

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 22:53

E, então, Fernando, a sua achega é boa mas em que é que contradiz a possibilidade de produzir uma qualquer espécie? O salmão não nasce nos rios (água doce) e não vive no mar (água salgada) e não torna aos rios? E não se produz já? É uma questão de valor.

De Fernando a 12.02.2012 às 13:38

Está enganado. O problema de transformação de um animal selvagem em animal de cativeiro é muito complexo. Há espécies em que, com alguma facilidade, isso resulta. Mas há espécies em que o homem não consegue esse feito. Aliás, é como as pessoas, Há pessoas com um grau de adaptabilidade muito grande e vivem em qualquer meio. Outras não conseguem. Com os outros animais é a mesma coisa. Até agora não está provado que é possível produzir bacalhau em viveiro. Não só o bacalhau. Eu segui uma experiência em Viana do Castelo, na associação de produtores, para produzir polvo em viveiro, Se o polvo fosse apanhado pequeno e criado em viveiro a operação era bem sucedida, mas nunca conseguiram a reprodução macho/fêmea em viveiro de aquacultura....impossível. Investir na investigação é bom mas custa muito dinheiro e Portugal (os portugueses em geral) depois não tem capacidade económica de registar patentes e desenvolver uma produção complexa que poderá (se der) dar frutos ao fim de muitos anos.....É assim , são as nossas limitações....

De Luis Moreira a 12.02.2012 às 13:47

Claro, que o que vale a pena dá muito trabalho. Obrigado pelo seu testemunho.Abraço

De Luis Moreira a 12.02.2012 às 18:56

Não estou enganado, não. Estão aí já várias espécies selvagens criadas em cativeiro. É só uma questão de valor.

De pja a 11.02.2012 às 06:04

quem tem de fazer alguma coisa não é o estado ou o governo , são as pessoas\empresas . se queremos um país livre e democrático temos de apostar na iniciativa privada . ao estado\governo cabe sim proporcionar as condições ( impostos\regulação\justiça ) para que se torne atractivo investir nessas novas ideias .

ou então defendemos um estado comunista\socialista em que quem lança novos negócios é o estado , com as consequencias de corrupção\desleixo\interesses etc que todos conhecemos...

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 12:50

Claro, mas é preciso o estado legislar e dizer onde é que se podem fazer...

De Pimba a 11.02.2012 às 19:50

Absolutamente!!!! a primeira coisa é criar uma comissão de estudo de 16 ou 17 elementos, outra de fiscalização com outros tantos, mais uma ainda de instalação com os mesmos das duas para eles poderem ganhar dois ordenados e assim por aí fora... o melhor é criar um Instituto... eu para já vou tirar um ano sabático só para pensar no assunto...

De Pimba a 11.02.2012 às 19:46

Tem toda a razão caro amigo, só com um pequeno senão, quais são as empresas privadas portuguesas com capacidade financeira para fazer isto? ou será que está à espera que aconteça o ridiculo de serem empresas Norueguesas a instalar e gerir os viveiros?... com outro pequeno problema, de na primeira tempestade que parta aquilo tudo e deixe fugir os bichos todos, vão logo a correr pedir um subsidio ao Estado como acontece SEMPRE...

De Tó Zé a 11.02.2012 às 08:39

Concordo plenamente consigo, temos de desenvolver aquilo que o nosso país nos dá se queremos ganhar dinheiro. Mas, este não será um investimento rentável ao segundo ano (como gostam os nossos gestores) e a curto prazo será dinheiro perdido. Só começará a fazer efeito a médio prazo, o que em Portugal nunca é tido em conta. Ou ganhamos de imediato ou então é dinheiro perdido. Esse é o pensamento que durante décadas nos governou e que eu espero que passe.
Também espero que o investimento não pare no bacalhau e passe para outras pisciculturas e até para a produção de energia, como por exemplo, a das marés, novecentos quilometros de costa têm de servir para algo mais do que ir à praia. Só assim ultrapassamos os problemas.

De cals a 11.02.2012 às 09:52

É com gajos como este que o pais avança. 
Aqui fica a minha achega:
Vamos plantar ouro e diamantes que terra não falta em Portugal, sempre deve ser mais rentável.

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 12:51

Calls, as quintas marítimas existem um pouco por todo o lado. Até no Algarve já existem algumas.

De Pimba a 11.02.2012 às 20:31

Este país só avança quando se fizer o verdadeiro investimento! e não é no bacalhau é na Educação...

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 20:42

Também é verdade, mas depois é preciso transferir o conhecimento para o mercado...

De Maria vaicasoutras a 11.02.2012 às 10:24

Obrigado a todos os que aqui estão a deixar a sua opinião. Contrariamente ao que é habitual, estou a aprender alguma coisa, sem baixar o nível da conversa. Ora aqui está como se pode discutar ideias e dar opinião , sem o que vemos na grande maioria dos comentários idiotas, sem sentido e fora do contexto, que o Sapo deixa passar.Um abraço

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 12:52

Obrigado, Maria, Gostava que voltasse à Pegada sempre que quiser.

De Pimba a 11.02.2012 às 20:34

...é estranho!! porque as pessoas que estão aqui são as que costumam estár no Sapo, aliás estão aqui porque o link está no Sapo. Mas realmente eu já tinha reparado que a cara amiga ficou muito mais inteligente desde que aqui entrou...pena é que não tenha dito nada...

De Luis Moreira a 11.02.2012 às 20:41

Mas volte aqui à PEGADA, Pimba. Há aqui gente a escrever sobre coisas muito interessantes. E há diversidade de opiniões.A PEGADA é um espaço de liberdade, não temos que dizer nada para agradar a quem quer que seja.

De maria vaicasoutras a 13.02.2012 às 11:43

Obrigada Pimba,
A sua inteligência,   também vai upa, upa.Espero que continue.... 

De Pimba a 15.02.2012 às 10:03

Tem toda a razão cara amiga, infelizmente tenho uma inteligencia à dimensão do País onde vivo, se eu realmente fosse inteligente já me tinha ido embora...

De vinaromao a 15.02.2012 às 10:22

Caro Pimba, tem razão, mas não se esqueça que o nosso País se há-de erguer, com os que cá ficam. Vai ser dificil, mas vamos todos, uns mais que outros, lutar para que aconteça. O nosso País é Grande, os nosso politicos é que são no geral tacanhos.Precisamos de Homens e Mulheres lutadores, com visão no Amanhã, com Saber e Teimosia. Espero que não se vão todos embora, que realmente é que o que nos estão a fazer. A empurrar-nos para fora de Portugal.

Comentar post


Pág. 1/3



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • mariamemenez

    BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • DAVID

    Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...

  • Welty Jeffrey

    MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...

  • sandra

    I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...

  • DAVID

    Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...

  • Maria

    God is great i never thought i could ever get loan...

  • edwin roberto

    I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog