Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"...m'espanto às vezes, outras m'avergonho...”

por Rogério Costa Pereira, em 22.08.09

Este post foi escrito para o SIMplex, pelo que as referências "a este blogue" respeitam ao dito.


 


Entre as muitas coisas que Pacheco Pereira diz hoje, nesta sua coluna de opinião enxuta escrita para a Sábado (coisa que certamente faz pro bono), uma fez-me sorrir. É quando Pacheco Pereira fala dos blogues que “que varrem toda a internet política, ou seja dezenas de blogues, também quase em tempo real. Ou seja, estamos a falar de profissionais.” E fez-me sorrir porque tenho na memória alguém que fez algo tal e qual Pacheco Pereira o descreve: o próprio Pacheco Pereira, então ainda candidato oficioso a deputado.


Mas adiante, que a crónica de Pacheco Pereira é bem mais que isto. Depois de um primeiro parágrafo confuso e tão mal escrito que faz jus ao seu mote blogueiro - “...m'espanto às vezes, outras m'avergonho...” -, Pacheco Pereira pretende ensinar-nos como se descem escadas. No segundo e terceiro parágrafos temos o Pacheco Pereira que quer ficar na história como algo mais que o colega simpático de João Gonçalves. Num exercício plenamente conseguido de Politic is not my cup of tea, Pacheco Pereira traça, a linha grossa, as diferenças entre Politica e realpolitik, tentando ainda a distinção entre os bons e os maus praticantes desta última.


Mas em nenhuma enfia a Sócrates o pézinho. Para tal diabo em forma de gente, está reservada a área do “vale tudo” com direito a “departamento dos truques e o do spin”. Tricky Dicky Nixon que, de forma fundamentada e não meramente conclusiva, aparece pelo meio do conto (arre, que o homem é um soporífero com caneta), é-nos apresentado como «muito melhor Político e muito melhor “real político”» do que Sócrates. Neste momento faço de conta que o objectivo último de toda a crónica não era o achamento da expressão “real político”, coisa que, aliás, está mal pensada – o que não é fácil, tendo em conta que havia que traduzir e jogar com apenas duas palavras.


Depois do filósofo, do cientista político, começa a aparecer o provedor da blogosfera. E ei-la, a revelação: parece que a blogosfera já foi inocente e que hoje "é uma espécie de loca infecta pouco frequentável". Claro que, como aquando da questão dos 99%, também aqui Pacheco Pereira se coloca na parte asseada da blogosfera.


Confesso-vos o óbvio, não escrevo este post para falar do Pacheco Pereira filósofo, cientista politico ou provedor da blogosfera. O meu objectivo era mesmo chegar ao Pacheco Pereira ilusionista. Refiro-me ao à sentença «Soube-se esta semana que havia gente paga pelo PS em blogues “espontâneos“, e que foram ingénuos ao ponto de admitirem que o faziam profissionalmente, “até porque não iam votar PS…”». Pacheco Pereira refere-se ao CoisasGate, que eu já tentei explicar ao João Miranda, em entrevista concedida ontem. Esta semana soube-se a ponta dum corno, Pacheco, essa é que é essa.



O que esta semana se soube é que um autor do SIMplex admitiu publicamente que não ia votar PS. Tudo o resto são flores carnívoras e malcheirosas. Ninguém deste blogue admitiu que era pago para fazer o que quer que seja no âmbito da respectiva colaboração – estaria a mentir. Houve, efectivamente, um autor deste blogue que admitiu que não ia votar PS. E é só. Foi só isso, tudo o resto é resultado de quem escreve directamente da tal "espécie de loca infecta" de que o Pacheco Pereira fala. Olhe à volta e veja o que escorre por essas paredes.


Quanto ao tema do “art-director” profissional, a questão reduz-se a uma diferença que nem sequer é subtil. João Coisas é “art-director” profissional, mas não exerce a sua profissão neste blogue. No SIMplex, João Coisas limita-se a ser um colaborador como os outros que, queira Pacheco Pereira perceber – porque é mesmo assim -, não recebem um tostão para aqui se dedicarem. Ainda que nem sequer ache legitima a eventual pergunta que possa passar pelas mentes de alguns, não deixarei de lhe responder. Como é possível alguém que não vota PS colaborar com este blogue? Por dois motivos: um não o torno público, mas afianço que é despiciendo para a questão de fundo; o outro motivo tem a ver com o simples facto, espante-se e avergonhe-se, de o colaborador que diz não votar PS, apoiar o PS. Não vota, mas apoia. Apoia, mas não vota. Nem no PS, nem em ninguém. Parece-lhe tonto? Parece-lhes tonto? É mesmo para o lado que durmo melhor. Falo a verdade.


Não explicarei, embora as conheça, quais as razões que levam alguém que apoia um partido a não votar nele. E faço-o – melhor, não o faço - porque tais razões não carecem de publicidade e porque nem sequer são as minhas razões. Posso, no entanto, afiançar que nada têm a ver com as razões pelas quais Manuela Ferreira Leite se recusou durante tanto tempo a dizer se, nas últimas legislativas, votou ou não em Santana Lopes. Na altura também houve quem estranhasse a recusa, houve mesmo – dentro do PSD - quem se indignasse. Houve até quem ousasse tirar conclusões. Lembra-se, Pacheco Pereira? Sei que sim. Sei que sabe bem que às vezes existem razões publicamente inconfessáveis (algumas só porque sim, por nada de especial). Umas que toda a gente percebe – como aconteceu com a sua protegida, havia todo um futuro –, e outras que nem toda a gente percebe, alguns por uma questão de maldade, outros por uma questão de desconhecimento factual. Sei também, porque ainda tenho alguma esperança – sou um ingénuo -, que é capaz de perceber que há razões que às vezes são menos óbvias que uma chapada nas trombas.


Enfim, o Pacheco Pereira ilusionista - partindo de uma simples declaração de alguém que afirma não votar PS - faz pela vida e ganha o pão de cada dia e luta pelo pão dos dias que hão-de vir, discorrendo de forma aleijada sobre Realpolitik, truques e spin, Tricky Dicky, sobre 5 milhões de euros em cima da mesa, sobre loca infecta pouco frequentável e gente paga pelo PS em blogues “espontâneos“, de trolls anarquistas e de adolescentes imbecis, de reformados enraivecidos, de blogues profissionais. Ufa.


Pacheco Pereira ousa concluir o que pensa dar jeito ao partido pelo qual há-de ser eleito para deputado, cargo pelo qual será pago. E fá-lo numa revista onde, presumo, é pago com algo mais do que cheques FNAC. Ao Pacheco Pereira colunista choca-o, ainda que para isso assente em toda uma mentira, que haja blogues patrocinados. Já a mim choca-me o Pacheco Pereira. Choca-me o espaço mediático que ocupa e a forma como o faz – nesta altura quase em exclusividade temática.


Enfim, Pacheco Pereira, permita-me que termine adaptando as suas palavras finais: cuide-se que isto é Portugal, e já toda a gente sabe quem é Pacheco Pereira.



 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:16


5 comentários

De Zé Carioca a 22.08.2009 às 08:57

...Mas em nenhuma enfia a Sócrates o pézinho...


Pezinho não leva acento.

Vocês nunca aprendem?

De Luís Oliveira a 22.08.2009 às 13:28

"Pacheco Pereira ousa concluir o que pensa dar jeito ao partido pelo qual há-de ser eleito para deputado, cargo pelo qual será pago."

Eu era capaz de apostar que o pessoal do jugular é tão impoluto que os candidatos a deputados que escrevem no blogue vão exercer funções pro bono ...

De Rogério da Costa Pereira a 22.08.2009 às 14:02

Este leva, tem 6 dedos.

De Rogério da Costa Pereira a 22.08.2009 às 14:03

que parvoíce, homem, peça para lhe lerem o post outra vez.

De Luís Oliveira a 22.08.2009 às 14:06

Prontos, prontos, não precisa de se abespinhar ...

Comentar post



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • mariamemenez

    BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • DAVID

    Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...

  • Welty Jeffrey

    MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...

  • sandra

    I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...

  • DAVID

    Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...

  • Maria

    God is great i never thought i could ever get loan...

  • edwin roberto

    I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog