De FRANCISCO a 27.01.2012 às 10:00
VIVI 25 DOS MEUS 58 ANOS NO TEMPO DO DR. SALAZAR (BOTAS COMO LHE CHAMAM) E NUNCA ME SENTI NUMA PRISÃO. HAVIA PLENO EMPREGO PARA OS JOVENS. NÃO HAVIA INFLAÇÃO. OS EMPRÉSTIMOS PARA COMPRAR CASA TINHAM JUROS MINIMOS. OS CASAIS JOVENS PODIAM PROGRAMAR A SUA VIDA PORQIUE NÃO HAVIAM SOBRESSALTOS NEM SURPRESAS DE BANCARROTA POR (DES)GOVERNAÇÃO DO PAÍS. OS MINISTROS NÃO PESAVAM AO ORÇAMENTO DO ESTADO PORQUE O VENCIMENTO ERA O DOS CARGOS QUE EXERCIAM NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PRÓSPERAS. A GASOLINA ERA AO PREÇO DA CHUVA...ETC..TEC... QUE SAUDADES DESSES TEMPOS...! A PRISÃO EXISTIA MAS PARA AQUELES QUE QUERIAM TRANSFORMAR O PAÍS NO ATOLEIRO EM QUE FINALMENTE, COM A MORTE DE SALAZAR, O METERAM. A HISTÓRIA FARÁ JUSTIÇA. O POMBAL TAMBÉM FOI JULGADO E CONDENADO NO TEMPO DELE E HOJE TEM UMA ESTÁTUA NO LOCAL MAIS NOBRE DA CAPITAL.
De Luis Moreira a 27.01.2012 às 10:18
Meu caro, sem democracia nada do que indica tem valor.
De antoniopestana a 27.01.2012 às 10:42
Se vc tem 58 anos não pode ter vivido 25 no tempo de Salazar.Quem não tem capacidade para uma conta tão simples,é natural que não se tenha apercebido das atrocidades do antigo regime.
De jose a 27.01.2012 às 11:06
Eu tenho 61 ano e lembro bem de Salazar e da sua ditadura ,lembro da foto dele nas escolas lembro da sua PIDE que andou a caca do meu pai por causa de coisas que ele dizia lembro do funeral do bicho em santa chumbarão e da tomada de posse do Marcelo Caetano então e natural que o senhor Francisco também se lembre
De Joaquim Gil a 27.01.2012 às 12:34
Caro Francisco, eu também sou desse tempo, e que saudades que tenho de
Salazar, fui fazer o exame da 4ª. classe, descalço e que contente eu ia para a escola, em pleno inverno com o chão tapado de geada e eu, descalço e com um calção curto, mas alegre que nem um passarinho, depois, quando comecei a trabalhar, que alegre que fazia, por vezes mais de dez quilómetros, a pé, ou em dia de sorte, de bicicleta, começava a trabalhar mal o sol aparecia e tinha o previlégio de assistir sempre ao maravilhoso pôr do sol, altura em que parava de trabalhar, belos tempos, agora é uma tristeza, mal começo a trabalhar, tenho logo que parar para o café, quando começo a estar enraizado no trabalho, já tem passado o horário, tenho que me vir embora, com a chatice de ter de me deslocar de carro, com este trânsito terrível, quando vou ao café, que chatice, nunca tenho onde arrumar o carro, é impossível viver assim, tem toda a razão, que saudades!!
De Luis Moreira a 27.01.2012 às 12:37
Joaquim todos temos saudades da juventude. Não é de Salazar e dos tempos salazarentos...
De Joaquim Gil a 27.01.2012 às 16:50
Caro Luís Moreira, são assim tão indecifráveis as minhas palavras, para não entender o sarcasmo do meu comentário?
De Luis Moreira a 27.01.2012 às 17:22
Joaquim, desculpe, não percebi...
De Cubano a 27.01.2012 às 15:29
Francisco!!!
Eu nasci 1945, comecei a trabalhar aos dez anos, fiz greve com treze anos de idade para ter direito às oito horas de trabalho que quase todo o mundo tinha, vi uma arma apontada a mim, um outro guarda disse não apontes que é uma criança, eu me lembro que sai daquele lugar infernal, e fui trabalhar para a cidade, e que aos vinte anos de idade, fui para a tropa, e para uma guerra fui obrigado a ir, e lembro-me também ainda, depois de vir estropiado, ter que imigrar para ganhar para viver, para sobreviver, e lembre-mo de ter regressado ao meu país, depois de uma revolução, pensando que as coisas tinham melhorado, e lembro-me ainda que os descendentes dos fascistas de então, são os que mexem os cordelinhos agora. Anda aqui tanta gente dizer que o culpado é o PS Outros dizem Dizem Que é o PSD, eu digo que são todos os que têm mandado em Portugal desde à quase mil anos. Hoje tenho 66 anos de vida. E com muita pena minha este país não tem futuro. desculpe Luís por tão longo comentário.
De Luis Moreira a 27.01.2012 às 22:57
Fez bem, meu caro. Já chega de miséria.
De Anónimo a 27.01.2012 às 22:53
"OS EMPRÉSTIMOS PARA COMPRAR CASA TINHAM JUROS MINIMOS. OS CASAIS JOVENS PODIAM PROGRAMAR A SUA VIDA......!!!!!!!!" São afirmações destas que mostram a falsidade, o esterco mental que ainda perdura na nossa sociedade. Para aqueles que não viveram esses tempos, até pode pegar, para os que o viveram têm o dever a ilucidar os mais novos do estado medieval em que se encontrava Portugal, em termos económicos, o mais pobre da Europa, em termos políticos, uma feroz ditadura que contribuiu para o nosso isolamento no conceito das nações civilizadas.
De Luis Moreira a 27.01.2012 às 22:58
É claro que era mil vezes pior nos tempos salazarentos...