Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E se o ano de 2012 chegasse com meia hora de atraso?

por António Filipe, em 31.12.11

Somos um país de atrasados. Não no sentido mental, pois, nesse aspecto, acho que somos tão espertos como outros quaisquer. E se juntarmos os chico-espertos, até os superamos. Digo atrasados no que respeita às horas. Com raras excepções, as pessoas, em Portugal, chegam atrasadas a tudo quanto é sítio. Mas o que mais me preocupa e enerva é que quase toda a gente acha isso absolutamente normal. E pior, há muito boa gente que acha que chegar atrasado lhes dá importância. Já ouvi expressões como “Não começam até eu chegar”, “Quando lá estiverem todos, alguém há-de telefonar”. Considero normal chegar atrasado, de vez em quando. Todos temos percalços. Aqueles (raros) que, habitualmente, chegam a horas, quando se atrasam têm o cuidado de telefonar, avisando que vão demorar mais um bocadinho. Atitude certa que demonstra respeito pelos outros. Pelo contrário, aqueles que, por norma, chegam atrasados, nem sequer se dão ao trabalho de, quando chegam, dar uma explicação seja a quem for. Acham-se acima de todos os outros. E, há outros, que, embora cheguem quase sempre atrasados, se, por acaso, um dia chegam a horas e alguém se atrasa fazem um grande banzé porque estiveram à espera. Além de ser falta de educação, acho que chegar atrasado é uma falta de respeito e consideração por quem está à espera. Já tive ocasiões em que esperei mais de uma hora por alguém. E, quando a pessoa finalmente chega, limita-se a cumprimentar normalmente sem pedir desculpa nem dar qualquer justificação. Como se tudo fosse normal. Quando se faz alguma observação ainda parece que ficam ofendidos e a desculpa é sempre a mesma: têm uma vida muito ocupada. Como se a vida deles fosse mais complicada que a dos outros! É tudo uma questão de organização. Se eu tiver que chegar a uma certa hora, organizo a minha vida de modo a que a essa hora eu esteja no sítio combinado. E, se por caso não conseguir, tenho o cuidado de informar a pessoa, o mais antecipadamente possível, para que não esteja à minha espera. Será que ninguém pensa que pode haver outros compromissos, que, por sua vez, se atrasam, pelo facto de estarmos à espera de alguém?
Uma das coisas que eu acho ridículas, e que é um hábito neste país e que toda a gente aceita como se fosse normal, é a marcação de consultas em hospitais e centros de saúde. Dizem a toda a gente para estar lá à mesma hora. O médico chega sempre atrasado e, ao que parece, isso também é considerado normal. O utente pode até chegar antes da hora marcada, mas nunca sabe a que horas é atendido. E, assim, perde uma manhã ou uma tarde inteira. Juntam-se ali todos, à mesma hora, a fazer sala, praticamente sem falarem uns com os outros, à espera de serem chamados. Ninguém refila, ninguém diz nada. É tudo normal! Falta de organização, pura e simples. Ora, sabendo que o médico leva cerca de 15 minutos com cada doente, porque não fazer marcações com intervalos de um quarto de hora? Facilitaria a vida a todos e evitava-se o mau aspecto das salas de espera cheias de gente.
Os canais não-pagos de televisão são outro exemplo de má organização. Nunca se sabe ao certo a que horas um determinado programa começa. E, neste caso, não é só uma questão de atraso. É que, muitas vezes, os programas começam antes da hora marcada! Outras vezes depois. Se eu quiser programar um vídeo para gravar um programa, tenho que programar, pelo menos, meia hora antes e meia hora depois, se quero ter a certeza que fica completamente gravado.
Acho que o país perde muito com este mau hábito. O não cumprimento de horários afecta tudo e todos. Já tenho lidado com estrangeiros (incluindo da nossa vizinha Espanha) que ficam furiosos quando têm que esperar mais de cinco minutos por alguém. Acho que têm toda a razão. Chegar atrasado raramente tem explicação a não ser a falta de organização. Lembro-me que, há alguns anos, quando o ministro das finanças Teixeira dos Santos se atrasou na apresentação do orçamento, Portugal foi alvo de chacota por parte de alguns jornalistas estrangeiros, que estavam presentes. Não havia necessidade.
E se todos, nesta noite de Ano Novo, fizéssemos a promessa, fácil de cumprir, de nunca chegar atrasados? Acreditem, o país ficaria muito melhor.
Um bom ano de 2012 para todos… sem atrasos.


Mr. Bean - Atrasado para o dentista

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:32


3 comentários

De Luis Moreira a 31.12.2011 às 17:57

Bem visto! E temos fama nesse particular. Um dia um holandês marcou-me uma reunião el Algés às 8 h e foi-me avisando que não gostava do hábito tão português de se chegar atrasado. Eu morava na Caparica, tinha que atravessar a ponte. Met-me no carro, fui à Caparica buscar um fato e o resto necessário e hospedei-me num hotel próximo de Algés. Quando o holandês chegou estava eu com o ar mais sério de mundo a ler o jornal.Perdeu-se em explicações.  Estás perdoado, pá!

De António Filipe a 31.12.2011 às 17:59

Devias tê-lo obrigado a pagar a tua estadia no hotel.

De Luis Moreira a 31.12.2011 às 18:05

Não me lembrei dessa, mas tens razão o gajo merecia a lição.

Comentar post



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • Anónimo

    hello everyone, i'm so happy to recommend and tell...

  • Anónimo

    Tenho o prazer de anunciar ao mundo sobre esse gru...

  • Anónimo

    Tenho o prazer de anunciar ao mundo sobre esse gru...

  • Anónimo

    Eles são uma equipe de legítimos profissionais HAC...

  • Anónimo

    Se você precisar de um serviço genuíno de hackers ...

  • Anónimo

    They are a professional group of hackers beyond th...

  • Anónimo

    Despite all odds, this set of hackers has proved w...

  • Anónimo

    Se você precisar dos serviços de um hacker ético c...

  • Altanhuyg Ariunaa

    Se você precisar dos serviços de um hacker ético c...

  • Anónimo

    Eles são um grupo profissional de hackers além da ...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog