Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ontem em entrevista na SICN com o Presidente do sindicato, confirmamos o que se sabia. O que está em causa não é uma questão laboral ( as questões laborais são a   existência de sindicatos) mas sim uma razão disciplinar. Isto é, a administração da empresa encontrou razões para abrir inquéritos a alguns maquinistas e penalizá-los com alguns dias de faltas. O sindicato está contra! Pode estar  contra mas o que pode fazer é recorrer aos tribunais não pode ir para a greve!

E, se um médico, for excluído da prática da medicina pela Ordem, o sindicato dos médicos pode decretar uma greve? Claro que não!Se não estiver de acordo deve recorrer aos tribunais bem como o próprio interessado. Doutra forma os administradores e dirigentes não têm qualquer possibilidade de se fazerem obedecer, na prática quem passaria a dirigir a empresa seriam os sindicatos. Temos aí exemplos como seja o sindicato dos professores que defendia a não avaliação, a não existência de rankings e a possibilidade de todos os seus sócios atingirem o topo da carreira. São problemas de gestão, não são problemas laborais.

Na conversa de ontem falou-se a correr na dívida monstruosa que a CP tem que pagar, dívida que está ao nível da Região da Madeira e que tanta celeuma provocou. Diz António de Medeiros, presidente do sindicato que isso se deve a má gestão e a uns investimentos que se fizeram na linha do norte mas que nunca foram terminados e que não serviram para nada. O que é verdade! Mas isso não lhe dá o direito de dar a machadada final na empresa.

O prejuízo da greve montou a 2,5 milhões de euros e deixou apeados cerca de 2 milhões de passageiros, a maioria sem alternativa. Preparam-se para fazer outra greve no próximo dia 1 de Janeiro. Temos assim os maquinistas a gozarem a época de Natal e Ano Novo . Seria como os médicos fazerem greve nos hospitais sempre que houvesse uma epidemia potencialmente mortal. Ficavam em casa para não ficarem doentes. Ou os bombeiros sempre no verão, quando são precisos!

Logo, vamos ter a entrevista do presidente da companhia, saído da reunião que ainda decorre para tentar uma aproximação.

Uma coisa é certa. A CP tal como a conhecemos vai desaparecer. Vai deixar de ter o monopólio dos maquinistas, nas mesmas linhas vão operar mais que uma companhia com os seus próprios maquinistas como se faz em todo o lado onde já passaram por este problema. A CP é a empresa que mais greves faz! Mas vai deixar de ser!

E, faz favor não disparem que eu sou só o mensageiro!

PS: a esta hora já se sabe que não houve acordo, vamos ter mais uma greve. O Sindicato não percebe que pode exigir muita coisa, mas não pode exigir que a administração prescinda de uma das alavancas instrumentais mais importantes na gestão de uma empresa. Exercer a disciplina!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:00


290 comentários

De Tó Zé a 28.12.2011 às 19:08

Só tenho pena que esses fundos de greves de que o senhor acusa os malditos comunistas, sejam bem aplicados em França, onde há paralizações de várias semanas seguidas, algo que faz falta em Portugal.
Já agora, criancinha estufada com cugomelos no forno é excelente. As melhores crianças, compram-se na loja chinesa (EDP), prove!

De José a 28.12.2011 às 22:34

Resposta a To-zé.
Bom amigo, apesar de tudo gosto do comentário mas vamos la a ver se eu me esclareço. Em relação aqueles que professam ideias diferentes das minhas só tenho de respeitá-los e honestamente, se possivel,  debater ideias com eles serenamente. No caso presente, trata-se de cumprir a Lei não se trata de uma questão política e já agora, com honestidade diga-me lá se concorda que pelo incumprimento da Lei se garanta o respectivo salário ?  acha certo ?. Seguramente que não porque creio que o amigo é pessoa séria. Quanto à receita das criancinhas, por favor não faça de nós estúpidos isso já não pega para justificar a falencia das ideias de determinada esquerda, por mim, com todo o respeito, prefiro um patrão particular a um patrão estado e já agora que vem a propósito, diga-me com honestidade,  tem conhecimento de greves nos países de regime comunista, diga lá que eu não me zango. Pois é, nesses paises,  bico calado e se falas muito es arrecadado e acusado de crime contra o estado. Lá dizia Alexandre Solnitzine escritor Russo no  seu livro o Arquipelago de Goulag e já agora, são de rir as repostagens sobre a morte do grande lider da Coreia do Norte, aquele gente arranha-se toda e até já há fenómenos paranormais, se calhar é porque o poder vai passar para o filho, aquilo é que é uma democracia e se calhar depois passa para o neto, uma maravilha,  NÃO MUITO OBRIGADO, NÃO QUERO.

De Tó Zé a 29.12.2011 às 08:07

Obviamente que grande parte do comentário foi a gozar. Tenho de lhe dizer que se o comunismo fosse bem aplicado nos países ditos comunistas, nunca o governo da Coreia do Norte seria como é, isto para não falar da escravatura chinesa, com a qual eu não concordo.
Ainda mais obvio é que existem países comunistas que conseguiram subsistir, como é o caso de Cuba, que apesar do bolqueio por parte dos EUA, conseguiu ter os melhores médicos do mundo durante décadas, algo que na minha opinião falta no nosso regime central e livre em Portugal.
Em resposta à sua pergunta, não tenho conhecimento de greves (só de manifestações em prol da liberdade)  em países que realmente respeitam alguns fundamentos comunistas (Cuba e ex-URSS), uma vez que no primeiro, podiam realmente acusar os americanos de os quererem destruir, e no segundo terem mais qualidade de vida do que têm atualmente. Verifica-se por exemplo no filme "Goodbye Lenine" quando os filhos desistem dos cursos nas faculdades para trabalharem em empregos miseráveis, ainda que tenha ido buscar um exemplo à RDA, isto aplica-se em países como a Ucrânia.
Confesso que se eu abdicar da minha liberdade temporáriamente para ter condições de vida e educação melhores, eu faço-o, algo que aplicaram nos países comunistas, por exemplo URSS. Sim, porque se conhecer a História russa verá que a Rússia só tem uma população mais instruida a partir do regime comunista e só se desenvolve como potência mundial a partir do regime Estalinista.
Neste comentário eu quis mostrar o medo que as pessoas continuam a ter dos comunistas, acusando-os de estragar o país, quando eles não estão no poder desde 1976. Espero que o ódio dos cidadãos também se vire um dia contra os governantes que os arrastaram para este fosso.
Gostava também de dizer que se me garantirem que o PSD vai aplicar em Portugal o conceito de Social Democracia como ele existe no norte da Europa, não tenho problemas em aceitá-la e defendê-la.
Espero que perceba o que eu quis mostrar e peço desculpa se exagerei.

Comentar post



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • mariamemenez

    BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • DAVID

    Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...

  • Welty Jeffrey

    MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...

  • sandra

    I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...

  • DAVID

    Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...

  • Maria

    God is great i never thought i could ever get loan...

  • edwin roberto

    I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog