Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ontem em entrevista na SICN com o Presidente do sindicato, confirmamos o que se sabia. O que está em causa não é uma questão laboral ( as questões laborais são a   existência de sindicatos) mas sim uma razão disciplinar. Isto é, a administração da empresa encontrou razões para abrir inquéritos a alguns maquinistas e penalizá-los com alguns dias de faltas. O sindicato está contra! Pode estar  contra mas o que pode fazer é recorrer aos tribunais não pode ir para a greve!

E, se um médico, for excluído da prática da medicina pela Ordem, o sindicato dos médicos pode decretar uma greve? Claro que não!Se não estiver de acordo deve recorrer aos tribunais bem como o próprio interessado. Doutra forma os administradores e dirigentes não têm qualquer possibilidade de se fazerem obedecer, na prática quem passaria a dirigir a empresa seriam os sindicatos. Temos aí exemplos como seja o sindicato dos professores que defendia a não avaliação, a não existência de rankings e a possibilidade de todos os seus sócios atingirem o topo da carreira. São problemas de gestão, não são problemas laborais.

Na conversa de ontem falou-se a correr na dívida monstruosa que a CP tem que pagar, dívida que está ao nível da Região da Madeira e que tanta celeuma provocou. Diz António de Medeiros, presidente do sindicato que isso se deve a má gestão e a uns investimentos que se fizeram na linha do norte mas que nunca foram terminados e que não serviram para nada. O que é verdade! Mas isso não lhe dá o direito de dar a machadada final na empresa.

O prejuízo da greve montou a 2,5 milhões de euros e deixou apeados cerca de 2 milhões de passageiros, a maioria sem alternativa. Preparam-se para fazer outra greve no próximo dia 1 de Janeiro. Temos assim os maquinistas a gozarem a época de Natal e Ano Novo . Seria como os médicos fazerem greve nos hospitais sempre que houvesse uma epidemia potencialmente mortal. Ficavam em casa para não ficarem doentes. Ou os bombeiros sempre no verão, quando são precisos!

Logo, vamos ter a entrevista do presidente da companhia, saído da reunião que ainda decorre para tentar uma aproximação.

Uma coisa é certa. A CP tal como a conhecemos vai desaparecer. Vai deixar de ter o monopólio dos maquinistas, nas mesmas linhas vão operar mais que uma companhia com os seus próprios maquinistas como se faz em todo o lado onde já passaram por este problema. A CP é a empresa que mais greves faz! Mas vai deixar de ser!

E, faz favor não disparem que eu sou só o mensageiro!

PS: a esta hora já se sabe que não houve acordo, vamos ter mais uma greve. O Sindicato não percebe que pode exigir muita coisa, mas não pode exigir que a administração prescinda de uma das alavancas instrumentais mais importantes na gestão de uma empresa. Exercer a disciplina!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:00


290 comentários

De Joana a 28.12.2011 às 15:38

Eu concordo plenamente com a opinião descrita. Acho uma vergonha o que os maquinistas fazem numa altura do ano em que milhões de pessoas se deslocam para suas terras para estarem com os seus entes queridos. E o mais vergonhoso é que estes senhores são dos que têm mais regalias, com salários bons, nos dias que  correm e ainda se dão ao luxo de fazer 40 greves durante um ano!!! Já ultrapassa todos os limites. É gozar com quem não tem trabalho e com quem trabalha e não tem metade dos direitos e dos bónus. Também acho bem que a CP actual deixe de existir.

De Tó Zé a 28.12.2011 às 19:15

Sabia que nos países com serviços de caminhos de ferro privados existem atrasos ainda maiores nos comboios de passageiros porque os comboios de mercadorias têm prioridade.
Se já se queixam dos atrasos na CP, imaginem com privados.
P.S. não se preocupem, não sou maquinista.

De Luis Moreira a 28.12.2011 às 19:22

Esse é outro problema. Eu já andei de comboio em muitos países e nunca me passou à frente um comboio de mercadorias. Na Holanda, os comboios andam ao segundo, não é ao minuto é ao segundo...

De Pedro a 28.12.2011 às 20:28

Mas na Holanda há mais coisas que são diferentes além da pontualidade dos comboios. Por exemplo, o dinheiro parece ter menos tendência em desaparecer e fica mais para pagar aos empregados (públicos e privados) e para manter as áreas comuns.
Sabiam que a manutenção dos exteriores dos edifícios das cidades é feita pelas edilidades. Um amigo meu que esteve lá a trabalhar numa empresa privada (recebia o triplo do que recebe cá no público por funções semelhantes) recebeu com espanto a visita de um senhores da edilidade para fazer a manutenção do telhado e pintar as paredes exteriores e as janelas por fora.
Talvez quando Portugal for assim tenhamos maquinistas melhores que não fazem tantas greves.

De Luis Moreira a 28.12.2011 às 20:56

Tem razão, Pedro. Nas sociedades muito desiguais os problemas são muito mais dificeis. N´s somos o país com o leque salarial mais alargado da europa. Uns com demasiado e outros sem nada...

De Tó Zé a 29.12.2011 às 09:58

A Holanda é um país bastante pequeno para ter atrasos nos  caminhos de ferro como Portugal, mas ainda assim concordo com o seu exemplo. Embora a Holanda se enquadre num conjunto de países europeus com uma mentalidade bastante diferente da portuguesa no que toca à competência no local de trabalho, e olhe que não são só os maquinistas que são melhores, os gestores também o são.
Não querendo comparar os EUA a Portugal devido ao tamanho, verifique os atrasos nos caminhos de ferro derivados aos problemas de prioridade. As palavras sobre os caminhos de ferro privados não são minhas, são de Michael Palin num documentário da década de oitenta em que ele recria a volta ao mundo em oitenta dias.

De Luis Moreira a 28.12.2011 às 20:58

São greves mês sim, mês sim! E dizem que têm sempre razão! Deus nos livre de quem tem sempre razão!

De JOSÉ a 28.12.2011 às 22:42

Bom, que prazer Sr. Luis Moreira, dá gosto ver os seus esclarecidos comentários, estou a 100% de acordo. bem haja.

Comentar post



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • mariamemenez

    BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • DAVID

    Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...

  • Welty Jeffrey

    MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...

  • sandra

    I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...

  • DAVID

    Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...

  • Maria

    God is great i never thought i could ever get loan...

  • edwin roberto

    I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog