Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ontem em entrevista na SICN com o Presidente do sindicato, confirmamos o que se sabia. O que está em causa não é uma questão laboral ( as questões laborais são a   existência de sindicatos) mas sim uma razão disciplinar. Isto é, a administração da empresa encontrou razões para abrir inquéritos a alguns maquinistas e penalizá-los com alguns dias de faltas. O sindicato está contra! Pode estar  contra mas o que pode fazer é recorrer aos tribunais não pode ir para a greve!

E, se um médico, for excluído da prática da medicina pela Ordem, o sindicato dos médicos pode decretar uma greve? Claro que não!Se não estiver de acordo deve recorrer aos tribunais bem como o próprio interessado. Doutra forma os administradores e dirigentes não têm qualquer possibilidade de se fazerem obedecer, na prática quem passaria a dirigir a empresa seriam os sindicatos. Temos aí exemplos como seja o sindicato dos professores que defendia a não avaliação, a não existência de rankings e a possibilidade de todos os seus sócios atingirem o topo da carreira. São problemas de gestão, não são problemas laborais.

Na conversa de ontem falou-se a correr na dívida monstruosa que a CP tem que pagar, dívida que está ao nível da Região da Madeira e que tanta celeuma provocou. Diz António de Medeiros, presidente do sindicato que isso se deve a má gestão e a uns investimentos que se fizeram na linha do norte mas que nunca foram terminados e que não serviram para nada. O que é verdade! Mas isso não lhe dá o direito de dar a machadada final na empresa.

O prejuízo da greve montou a 2,5 milhões de euros e deixou apeados cerca de 2 milhões de passageiros, a maioria sem alternativa. Preparam-se para fazer outra greve no próximo dia 1 de Janeiro. Temos assim os maquinistas a gozarem a época de Natal e Ano Novo . Seria como os médicos fazerem greve nos hospitais sempre que houvesse uma epidemia potencialmente mortal. Ficavam em casa para não ficarem doentes. Ou os bombeiros sempre no verão, quando são precisos!

Logo, vamos ter a entrevista do presidente da companhia, saído da reunião que ainda decorre para tentar uma aproximação.

Uma coisa é certa. A CP tal como a conhecemos vai desaparecer. Vai deixar de ter o monopólio dos maquinistas, nas mesmas linhas vão operar mais que uma companhia com os seus próprios maquinistas como se faz em todo o lado onde já passaram por este problema. A CP é a empresa que mais greves faz! Mas vai deixar de ser!

E, faz favor não disparem que eu sou só o mensageiro!

PS: a esta hora já se sabe que não houve acordo, vamos ter mais uma greve. O Sindicato não percebe que pode exigir muita coisa, mas não pode exigir que a administração prescinda de uma das alavancas instrumentais mais importantes na gestão de uma empresa. Exercer a disciplina!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:00


5 comentários

De j. ribeiro a 28.12.2011 às 14:49

A forma como escreve esta muito bem redigida, so que falta o pormenor principal.Qual e o motivo disciplinar pelo qual esses srs. foram castigados? Nao foi o facto de terem aderido a outras greves com motivos laborais, tais como querer receber as horas extras?Obrigado.

De Fernando Almeida a 28.12.2011 às 17:59


Não, o motivo dos processos disciplinares não é laboral. Os senhores maquinistas da CP não cumpriram os serviços mínimos decretados, e por isso foram alvo de processos disciplinares, se em Portugal todos os direito e deveres fossem cumpridos estes senhores deviam ser despedidos, sem direito a indemnização nem subsidio de desemprego.

De Anónimo a 28.12.2011 às 22:33

Muitas pessoas que fazem os seus comentários sobre as greves recentes dos maquinistas da cp primeiro deviam informarem-se qual o motivo da greve e colocarem-se no lugar dos grevistas e depois fazerem os seus comentários, tambem podem ter a certeza de que se algum maquinista for despedido o lugar deixado vago não vai ser ocupado por aquele que deseja que os maquinistas sejam despedidos.

De maria a 28.12.2011 às 22:58

Ó Anónimo tu é que devias colocar-te no lugar dos milhares de passageiros que ficam a ver os carris e sem poderem deslocar-se, como é o seu direito pois até já pagaram o passe para poderem usufruir do transporte. Essa pandilha de que fazes parte devia ser toda posta no olho da rua!!! Rezo para que isso aconteça. Vocês escolhem as datas mais críticas para ficarem em casa a gozar as festas e não têm pejo em prejudicar milhares de pessoas que também queriam estar com os seus nestes dias festivos. Alguns até só têm essa oportunidade uma vês por ano e vocês, maquinistas pôem em causa o direito ao transporte. Que essa empresa CP se dissolva e envie para o desemprego toda essa cambada de chulos!!! Que se crie uma empresa a sério com gente responsável que queira trabalhar!!! Rua com os grevistas comandados pelos sindicatos!!! Usem a vossa inteligencia e parem de se deixar manipular por interesses políticos/sindicais que, para justificarem o dinheiro das cotas dos associados não têm pejo em prejudicar em milhões de euros os interesses do país. São todos a mesma corja!!! 

De Dinis Veiga a 28.12.2011 às 23:24


Ve-se mesmo que vives noutro mundo

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • mariamemenez

    BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • DAVID

    Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...

  • Welty Jeffrey

    MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...

  • sandra

    I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...

  • DAVID

    Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...

  • Maria

    God is great i never thought i could ever get loan...

  • edwin roberto

    I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog  



subscrever feeds