Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Porque é que o “Relvas inda está no governo”

por Catarina Gavinhos, em 07.08.12

A culpa desta crise não é exclusiva de nenhum governo deste país. Nem o caminho escolhido para sair da crise é essencialmente do presente. O que surpreende no governo de Passos Coelho é a forma como abraçou as escolhas exteriores, como sendo as suas, indo, nas suas próprias palavras, muito para além do acordado com os agiotas da tróica. Aparentemente, a sua ideologia parece ser este austeritarismo cego e purificador, que, apesar dos resultados desastrosos, continua a defender com unhas e dentes. Cada vez mais tenho a certeza que isto não é mais do que uma cortina de fumo para destruírem o país, todos os países do sul, vendendo-os ao desbarato a quem assegurar as melhores comissões.  

Não estarei a demonizar pessoas que até têm boas intenções? Talvez alguns achem mesmo que o caminho para a prosperidade é um neo-liberalismo bacoco e que, na presença de países cada vez mais pobres às suas mãos, vão à missa todos os domingos procurar a pacificação da sua consciência, procurando conforto naquele Deus que lhes perdoa os pecados se contribuírem para a fé.

Quem ainda vive em Portugal já percebeu que há cada vez mais gente a não conseguir pagar a energia e a água que consome, as fontes estão cada vez mais concorridas. Já percebeu que há muitos medicamentos esgotados, que a saúde está incomportável para a classe média e que às classes mais baixas são exigidos tantos comprovativos da sua miséria que nem sempre conseguem assegurar os seus direitos. Pode ainda não ter percebido, mas em Setembro vai perceber porque é que o Ministro Crato declarou que 10% dos professores do quadro como prescindíveis: o ensino vai recuar 30 anos! E os idiotas que acham bem é porque não se lembram do que era e para quem era. E para quê? Para baixar um deficit que teima em subir? Para diminuir a dívida pública que teima em aumentar? Para cumprir um acordo com a tróica que não é possível cumprir? Não! Todas estas medidas servem para transformar serviços e bens públicos em negócios rentáveis, não para o estado, mas para privados obscuros entrincheirados no anonimato da psicologia dos “mercados”. Dizem eles que querem um estado mínimo, mas eu acho que muitos deles nem sabem o que isso é. Serão os governos dos países do sul da Europa constituídos por traidores? Na realidade, o problema é que o estado não lhes paga as tais comissões, pelas quais tanto lutam. E, aparentemente, os “mercados” só descansam quando tiverem nas mãos todos estes bens e serviços. Os “mercados” desistiram de investir no sector produtivo na Europa do sul, acham mais fácil ganhar dinheiro vendendo os bens e serviços essenciais à vida, um caminho falhado, porque nós não vamos ter dinheiro para lhes pagar.

Estou a escrever este texto na PEGADA de uma forma livre. Vês, tens liberdade de expressão. E é verdade, tenho, por enquanto. Atacar os direitos dos trabalhadores da forma como eles têm sido atacados, desempregar um quinto da população e diminuir-lhes drasticamente o valor e o tempo do subsídio de desemprego e pôr em prática medidas que são escandalosamente apresentadas como boas, como a que ontem entrou em vigor em Portugal e que permite acumular um ordenado com o subsídio de desemprego, vai fazer com que o mercado de trabalho procure basicamente escravos. A minha liberdade é a liberdade de quem trabalha e é remunerada pelo seu trabalho, porque se me tirarem o trabalho e/ou a respectiva remuneração eu deixo de ter esta liberdade. Não me digas que se isso acontecer vais deixar de dizer e escrever o que pensas? Não sei! Não porque me apontem uma pistola à cabeça, mas porque poderia ter de gastar todas as minhas energias na luta pela sobrevivência.

Talvez me tornasse uma empreendedora a vender água porta a porta…

Ah, e o “Relvas inda está no governo”, como diz o meu amigo António Filipe, porque ainda não fechou o negócio da RTP. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:01


Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



página facebook da pegadatwitter da pegadaemail da pegada



Comentários recentes

  • mariamemenez

    BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • Endre

    Você quer pedir dinheiro emprestado? se sim, entre...

  • DAVID

    Saudações da temporada, eu sou David e sou um hack...

  • Welty Jeffrey

    MARTINS HACKERS have special cash HACKED ATM CARDS...

  • sandra

    I wanna say a very big thank you to dr agbadudu fo...

  • DAVID

    Olá senhoras e senhores!O ano está acabando e esta...

  • Maria

    God is great i never thought i could ever get loan...

  • edwin roberto

    I am Edwin Roberto and a construction engineer by ...


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog  



subscrever feeds